Exercício Resolvido: Parágrafo de Introdução

1. O parágrafo abaixo foi feito para ser a introdução de redação sobre o seguinte tema: Viver em rede em pleno século XXI: os limites entre o público e o privado. Entretanto, ele apresenta alguns probleminhas. Leia e procure corrigir para que atenda aos objetivos de u bom parágrafo de introdução.

“Hoje em dia a internet está em todos os lugares e as pessoas estão conectadas a todo momento, portanto, as informações correm mais rápido e tem algumas pessoas que não conseguem entender o limite da informação que deve-se publicar na internet. É preciso entender que a internet é perigosa e devemos tomar cuidado com o que postamos.”

GABARITO

1. Primeiramente, vamos verificar os desvios da norma culta. Usar a expressão “hoje em dia”não é necessariamente um erro, mas, por se tratar de um clichê, sugerimos que a evite. Observe que o primeiro período está muito longo e o ideal, neste caso, seria pontuar e suar conectivos. O uso do verbo “ter”com sentido de “haver”também é um problema, pois é uma marca da oralidade e deve ser evitado. Existem regras para a colocação pronominal, o certo seria “o que se deve publicar”, pois o pronome relativo “que”atrai o pronome para a próclise. Observe como o parágrafo poderia ser reescrito:

A internet, hoje, pode ser acessada a partir de qualquer lugar , conectando milhares de pessoas. Diante disso, percebe-se que a há uma maior velocidade na divulgação de informações e o que se publica agora pode repercutir em poucos segundos. Nesse sentido, é importante compreender que a internet pode ser muito perigosa e o limite entre o que publicar e o que manter em privacidade deve ser respeitado.

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀
artigo