Exercício Resolvido: Óptica

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Óptica.

1. (UNIFESP-SP) Um estudante observa que, com uma das duas lentes iguais de seus óculos, consegue projetar sobre o tampo da sua carteira a imagem de uma lâmpada fluorescente localizada acima da lente, no teto da sala. Sabe-se que a distância da lâmpada à lente é de 1,8 m e desta ao tampo da carteira é de 0,36 m.

a) Qual a distância focal dessa lente?
b) Qual o provável defeito de visão desse estudante? Justifique.

GABARITO

1.a) Chamamos a distância do objeto – distância da lâmpada até a lente – de P; e a distância do objeto da imagem até a lente, de P’. Temos P e P’, então, para acharmos a distancia do foco, usaremos:

1/f= 1/P + 1/P’

1/f = 1/1,8 + 1/0,36

1/f = (0,36+1,8)/(1,8×0,36)

f= 0,648/2,16

f=0,3m

b) Como a imagem formada pela lente é real, temos uma lente convergente. Os defeitos de visão corrigidos por lentes convergentes são hipermetropia ou presbiopia.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Óptica Geométrica e Espelhos Planos: Aprenda Tudo Para Não Vacilar na Hora da Prova

O ser humano sempre foi fascinado pela luz. Espelhos simples são encontrados em sítios arqueológicos antigos estendendo-se do Egito até a China. Nossos ancestrais aprenderam por volta de 1500 anos A.C. a fazer fogueiras ao focalizar a luz do sol usando lentes rudimentares. Daí, é só um pequeno passo até conseguirmos fazer perfurações com feixes a laser. É por conta disso que hoje falaremos de óptica geométrica!
artigo
Post do blog

Óptica: aprenda tudo sobre o olho humano e descubra se você precisa de óculos!

Descubra tudo sobre Óptica e se prepare para sua prova!