Exercício Resolvido: Eletrostática

Para resolver essa questão assista uma aula sobre Eletrostática.

1. (UNESP-SP) Considere uma experiência em que três cargas pontuais de igual módulo estejam alinhadas e igualmente espaçadas, que as cargas A e C sejam fixas, e que os sinais das cargas A, B e C obedeçam a uma das três configurações seguintes:

Considere, ainda, que se deseja que a carga B esteja solta e em equilíbrio.  Para tanto, das configurações apresentadas, pode-se usar

a) somente a 1.
b)somente a 2.
c) somente a 3.
d)tanto a 1 quanto a 3.
e)tanto a 1 quanto a 2.

GABARITO

1. E

Sabemos que cargas pontuais produzem linhas de campo elétrico em forma radial. Desta forma:

E sabemos também que, se colocarmos uma carga envolvida em algum lugar onde tenha campo elétrico, esta carga sofrerá força, que pode ser de atração ou de repulsão.

Cargas opostas se atraem, ou seja, as cargas fazem força uma no sentido da outra, assim como cargas iguais se repelem, fazendo força uma contra a outra.

Agora que já relembramos todos os conceitos básicos podemos começar a resolver a nossa questão.

Repare que, se as cargas A e C fossem diferentes, então teríamos, de qualquer forma, a força apontando somente para um lado e então nossa carga não estaria em equilíbrio. Logo teremos que ter as cargas A e C iguais!

Isto já é um inicio para a nossa resolução, mas uma boa pergunta é: e a carga B? Importa ela ser igual a A e C ou tanto faz?

Tanto faz, pois as cargas A e C são iguais! Então, por fim, a nossa resposta é a letra E.

Continue estudando
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Potencial e Campo Elétrico

Leia o resumo Campo e Potencial Elétrico e resolva as questões abaixo.
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Força elétrica

1. (UNIFESP-SP) Duas partículas de cargas elétricas Q~1~ = 4,0 × 10-16C e q‚ = 6,0 × 10-16C estão separadas no vácuo por uma distância de 3,0.10-9m. Sendo k = 9,0.109 N.m2/C2, a intensidade da força de interação entre elas, em newtons, é de
artigo