Exercício Resolvido: Camada de Ozônio

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre Camada de Ozônio.

1. (UNESP) Em sua edição de julho de 2013, a revista Pesquisa FAPESP, sob o título Voo Verde, anuncia que, até 2050, os motores de avião deverão reduzir em 50% a emissão de dióxido de carbono, em relação às emissões consideradas normais em 2005. Embora ainda em fase de

pesquisa, um dos caminhos tecnológicos para se atingir essa meta envolve a produção de bioquerosene a partir de caldo de cana-de-açúcar, com a utilização de uma levedura geneticamente modificada. Essas leveduras modificadas atuam no processo de fermentação, mas, ao invés de etanol, produzem a molécula conhecida como farneseno, fórmula molecular C15H24, cuja fórmula estrutural é fornecida a seguir.

Por hidrogenação total, o farneseno é transformado em farnesano, conhecido como bioquerosene. Nessa reação de hidrogenação, a cadeia carbônica original do farneseno é mantida.

Represente a fórmula estrutural, escreva o nome oficial do farnesano (bioquerosene) e forneça a equação química balanceada que representa a reação para a combustão completa de 1 mol da substância.

GABARITO

1. Como o farneseno sofre hidrogenação total, se tornando o farnesano. Arrumando a estequiometria, a reação e a estrutura do produto será:

A fórmula molecular do produto, o farnesano, é: C~15~H~32~

Para descobrirmos o nome oficial do farnesano tempos que numerar a cadeia principal a partir a posição da metila mais próxima do carbono da ponta. Então a numeração será feita da esquerda para a direita:

Ou seja, o nome oficial do farnesano é: 2,6,10-trimetildodecano

A combustão completa de 1 mol do farnesano será:

1 C~15~H~32~ + 23 O~2~ → 15 CO~2~ + 16 H~2~O

Deixe seu comentário e até a próxima questão 😉

Continue estudando
Post do blog

Exercício Resolvido: Poluição Ambiental

Para responder essa questão, assista uma aula sobre Poluição Ambiental.
artigo
Post do blog

Um infográfico que vai te ensinar a diferença entre a Amazônia Internacional e a Amazônia Legal. Preparado?

artigo