Exercício Resolvido: A Descolonização Afro-asiática

Para resolver essa questão, assista uma aula sobre A Descolonização Afro-asiática.

1. (FGV) “… em 1955, em Bandung, na Indonésia, reuniram-se 29 (…) países que se apresentavam como do Terceiro Mundo. Pronunciaram-se pelo socialismo e pelo neutralismo, mas também contra o Ocidente e contra a União Soviética, e proclamaram o compromisso dos povos liberados de ajudar a libertação dos povos dependentes…”.

A conferência a que o texto se refere é apontada como um

a) indicador da crise do sistema colonial por representar os interesses dos países que estavam sofrendo as consequências do processo de industrialização na Europa.
b) indício do processo de globalização da economia mundial uma vez que suas propostas defendiam o fim das restrições alfandegárias nos países periféricos.
c) sintoma de esgotamento do imperialismo americano no Oriente Médio, provocado pela quebra do monopólio nuclear a favor dos árabes.
d) sinal de desenvolvimento da economia dos denominados “tigres asiáticos” que valorizou o planejamento estratégico, a industrialização independente e a educação.
e) marco no movimento descolonizador da África e da Ásia que condenou o colonialismo, a discriminação racial e a corrida armamentista.

GABARITO

1. E

A Conferência de Bandung foi o marco do movimento de descolonização afro-asiático. Essa conferência se passou na indonésia entre em 1955 e reuniu líderes de 29 países asiáticos e africanos. Seu principal objetivo era a promoção de cooperação econômica e cultural entre eles, numa tentativa de tentar independência do neocolonialismo das duas grandes potências, EUA e URSS, entre outros países imperialistas. Esses países afro-asiáticos foram

Durante muitos anos submetidos a um domínio sócio-político, além da discriminação racial. A Conferência de Bandung, então, foi a pioneira em tratar de assuntos muito polêmicos e não antes discutidos, como o imperialismo, o neocolonialismo e, principalmente, o racismo, tratando-o como um crime.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Conflitos no Oriente Médio

Quer saber tudo sobre os Conflitos no Oriente Médio? Dê uma olhada neste mapa mental e mande ver na sua prova de história!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Imperialismo e Descolonização Afro-Asiática

Acabe com todas as suas dúvidas sobre Imperialismo e Descolonização Afro-Asiática com este mapa mental que vai salvar sua prova de história <3
artigo