Estrutura da Dissertação: Introdução

Quer saber saber mais sobre a Estrutura da Dissertação? Comece ficando por dentro de tudo sobre Introdução para mandar bem na sua redação!

Introdução

De acordo com os seus radicais, ‘intro’ significa dentro e ‘dução’ significa levar ou conduzir. Dessa forma, podemos perceber que a introdução é a parte mais importante da redação pois ela é responsável por levar ou conduzir para dentro. Mas levar quem e para dentro de onde? Levar o leitor (corretor do ENEM), para dentro do seu texto.

Estrutura

A introdução deve ter em torno de 5 a 7 linhas que serão desenvolvidas em duas partes fundamentais: fatos (parte objetiva da redação) e opiniões, ideias e juízos de valores (parte subjetiva da redação). A primeira parte é dividida pelo que o autor do texto vê, ou seja, a realidade presente no mundo e a segunda parte é o que o autor pensa do mundo.

Funções

Passando aos nomes técnicos, a primeira parte da introdução é a contextualização da proposta de tema, ou seja, nessa parte, o aluno deve colocar o tema dentro de um contexto e a segunda parte da introdução é a apresentação da tese.

Logo: Introdução = Contextualização + Tese.

Contextualização

A contextualização serve para evidenciar a atualidade e a relevância do tema e pode ser feita a partir das seguintes formas:

  • Base histórica
  • Caso concreto
  • Flashes (frases nominais)
  • Referências culturais
  • Conceituação (definição)

Tese

A tese é o ponto de vista do autor que indica uma abordagem para o tema e pode ser feita de duas maneiras:

  • Tese analítica: citação genérica de argumentos (palavras que representem a ideia mas não sejam necessariamente a ideia). Exemplo: social/político/cultural/ambiental.
  • Tese sintética: utilização de frases expressivas ou perguntas retóricas.
Continue estudando
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀