Estações do Ano no Brasil e suas características

O outono não é necessariamente sempre igual. Sinto te informar. Sua infância está abalada nesse momento.Mas caaaalma, que a gente aqui do Descomplica vem hoje te apresentar as estações do ano no Brasil. Esse tema, é basilar para você não cometer alguns tropeços na hora da prova.

O que são as estações do ano e por que elas ocorrem?

Primeiro é importante lembrarmos os dois movimentos que o nosso planetinha azul, a Terra, faz. A rotação, que é o movimento que a Terra faz em torno do próprio eixo e que leva aproximadamente 24 horas, sendo, portanto, responsável pela alternância dos dias e das noites. E translação, que é o movimento ao redor do sol, que dura aproximadamente 365 dias e 5,59 horas.

Foca no segundo (translação). Então, conforme a terra vai girando ao redor do sol, as “faces” da superfície terrestre são atingidas de maneira diferenciada.

Soma-se a isso a inclinação do eixo da terra. Ou seja, o fato de que a Terra está atualmente inclinada aproximadamente 23°. Essa inclinação faz com que os raios solares atinjam a superfície de maneira diferenciada no período de um ano, conforme a animação abaixo:

Estações do ano e por que elas ocorrem

Assim, esses dois fatores (translação e inclinação) são responsáveis pela maneira diferenciada com que o Sol atinge a Terra. Isso faz com que em cada período os hemisférios Norte e Sul apresentem graus de exposição diferenciados. Por essa razão, quando é verão no hemisfério sul é inverno no hemisfério norte. O mesmo ocorre para a primavera e outono.

Ou seja, é verão aqui entre 21 de dezembro e 20 de março porque nesse período estamos mais “próximos” do Sol do que o pessoal do hemisfério norte, devido a justamente a inclinação da Terra. É dessa maneira que percebemos as estações do ano. Portanto, as estações do ano nada mais são do que períodos em que ocorrem variações no tempo atmosférico.

As estações do ano no Brasil

A mudança das estações ocorre sempre entre os dia 20 e 23, a cada 3 meses. Assim sendo, as estações se sucedem de maneira cíclica na seguinte ordem:

As estações do ano no Brasil

Abaixo estão as principais características de cada estação no país. Mas, antes de se ater a elas leve sempre em consideração o fato de que nas regiões próximas ao Equador, devido a penetração dos raios solares ser mais intensa o ano inteiro, a divisão do ano em quatro estações não é tão perceptível como nas regiões de maior latitude, ou seja, mais afastadas a norte e a sul da região Equatorial.

Primavera

Primavera

A primavera marca a transição entre uma estação mais fria e outra de temperaturas mais elevadas. É caracterizada pelo aumento gradual da temperatura e das chuvas. Por isso é conhecida como estação das flores: as temperaturas mais amenas favorecem a reprodução da flora.

Entretanto, cuidado, pequeno fã de Sandy e Junior. A primavera nem sempre é “calmaria”. Nesse período, as regiões Centro-Oeste e Sudeste apresentam pancadas de chuva. Já em grande parte do a estação é marcada pelas secas, com exceção do centro-sul do Maranhão e do Piauí e no oeste da Bahia.

Verão

Verão

Passada a primavera, “vem chegando o verão e o calor no coração” (uma breve homenagem a Claudinho e Buchecha). Começa quando temos aqui no hemisfério sul o solstício de dezembro. Ou seja, quando o Sol está exatamente acima do Trópico de Capricórnio (veja a figura abaixo), temos o início do verão.

Devido a maior incidência solar, as temperaturas tendem a ser mais elevadas nesse período e os dias mais longos do que as noites. Também nesse período ocorrem chuvas devido a entrada de massas de ar advindas do Atlântico Norte e da Amazônia.As chuvas geralmente são acompanhadas por deslizamentos de terra e enchentes.

Outono

Em 20 de março “a chuva chovendo (...) das águas de março” fecham o verão, como cantava Tom Jobim. Nesse dia ocorre o equinócio de junho, que aqui no nosso hemisfério marca o início do outono.

Sim, “as folhas caem no quintal”. Isso porque tem-se a gradativa redução da luz solar diária e das chuvas. Dessa maneira, as árvores “adaptam-se” para quedas ainda mais acentuadas da temperatura (o inverno) produzindo um um hormônio chamado ácido abscísico que faz com que as folhas caiam.

Mas o outono não é sempre igual, Sandy e Jr! Nas regiões do país mais ao Sul da linha do equador essas mudanças ocorridas são mais perceptíveis que naquelas de menor latitude.

Inverno

Inverno

No inverno as temperaturas caem com maior intensidade em todo país. Os índices pluviométricos também tendem a reduzir na maior parte do território nacional. Isso porque nesse período temos, principalmente no Sul e no Sudeste, a entrada de massas de ar polar, que provocam a queda das temperaturas e, quando intensas, podem provocar chuvas e geadas. A entrada das chamadas “frentes frias” também são características (mas não exclusivas) dessa estação.

Uma das maiores “frustrações” do brasileiro quando chega o Natal é a ausência da neve. A primeira explicação óbvia é que essa festividade ocorre em dezembro, nos primeiros dias de Verão. Nosso Papai Noel mais provável deveria vir de shorts e camiseta. Mas, para que você compreenda melhor pense no seguinte: a maior parte do nosso país está inserida na faixa tropical da terra, isso significa que nessa região as temperaturas tendem a ser maiores. Logo, reduz-se a possibilidade de neve. Todavia, em algumas cidades do sul do país, às vezes, encontramos NO INVERNO alguns flocos brancos de neve. Isso ocorre porque elas estão na zona temperada, onde a incidência solar é menor, assim como em grande parte da América do Norte e da Europa.

Verão

Ficou claro, pequeno padawan? Nosso país possui dimensões continentais! Isso faz com que as características climáticas variem bastante, influenciando assim nossa percepção sobre as estações do ano. Para saber um pouco mais sobre como elas se alternam em cada região do país, acompanhe aqui no Descomplica os textos do blog e as vídeoaulas sobre os Climas do Brasil e demais assuntos relacionados!

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Geografia de graça no Descomplica!

💚

Até a próxima!

A maior sala de aula direto da sua casa!

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online! 👉 Clique aqui e saiba como!

Continue estudando
Post do blog

Fenômenos climáticos: um resumo para entrar no clima!

Quais são os principais fenômenos climáticos?
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Fatores e Elementos do Clima

Já sabe tudo sobre os Fatores e Elementos do Clima? Confira este mapa mental e fique por dentro de tudinho para mandar bem na sua prova 🙂
artigo