Efeito estufa e aquecimento global: principais aspectos

Polêmico e sério. Esse é um dos temas mais recorrentes nos principais exames do país do mundo e, acima de tudo, um dos principais desafios da humanidade para este século.

Efeito estufa e aquecimento global: principais aspectos

Nessa oportunidade vamos falar um pouco sobre os principais aspectos desses dois fenômenos ambientais (que estão relacionados). Nosso objetivo aqui é desfazer alguns mitos e tornar tudo um pouco mais claro, para que você tenha em mente o que são, suas causas, as implicações humanas nisso e o que vem sendo feito a respeito. Partiu?

Aos principais aspectos:

1- São fenômenos naturais

Ou seja, caro padawan, não são fenomenos CAUSADOS pelos homens. Eles acontecem naturalmente desde que o mundo é mundo, ou pelo menos ha bastante tempo. Isso não signfica que nós estamos alterando-os, ou melhor, tornando-os mais INTENSOS. Mas isso, falaremos nas próximas seções. Por hora, vejamos como eles acontecem na natureza:

Efeito Estufa

O efeito estufa além de ser natural é fundamental para manutenção na vida terrestre. Isso significa, meu caro e minha cara, que ele não é “malvadão” como algumas pessoas parecem querer nos fazer crer.

Na realidade, esse efeito decorre da existência de uma cada de gases (principalmente o CO2 e o CH4) presente na atmosfera. Essa camada forma uma barreira que impede que o calor que chega a superfície terrestre se dissipe totalmente. Dessa maneira, ela é responsável por manter nosso querido planetinha azul aquecido.

Aquecimento Global

Sim. É verdade: a história geológica da Terra confirma que nosso planeta passou por diferentes ciclos de aquecimento e congelamento. Todavia, dados científicos de diferentes institutos de pesquisa e universidades de ponta mostram que apesar de que nos últimos 200 anos a temperatura da Terra elevou-se num ritmo drástico dado o curto período de tempo (numa escala geológica 200 anos é muito pouco!).

No período pré-industrial, a temperatura média global era pelo menos 1°C menor. Isso significa que desde que nos tornamos uma sociedade majoritariamente industrializada e temperatura média global elevou-se.

2 - Estão se intensificando

A relação entre industrialização e aquecimento global é justificada na medida em que percebemos que grande parte dos gases estufa são emitidos em grande quantidade pelas fábricas e pelos produtos delas, como os carros, por exemplo. Esses gases se acomulam cada vez mais, fazendo com que a retenção de calor seja cada vez maior.

Isso não quer dizer que apenas a indústria é responsável. A sociedade industrial com seu modelo de desenvolvimento predatório levou a expansão do modo de vida urbano desordenado (e, por conseguinte, poluente) e paralelamente à redução das áreas verdes (através das queimadas, por exemplo).

Estima-se que as temperaturas globais de nível médio das águas do mar subirá significativamente entre 1990 e 2100. Isso terá uma série de consequências ambientais e socioeconômicas como: risco de submersão de ilhas e cidades litorâneas, salinização das águas, superficiais e subterrâneas, enchentes, etc. Essa lista, se aplicada aos outros problemas ligados à elevação da temperatura, triplicaria de tamanho facilmente.

Ademais, o derretimento das calotas polares, que concentram grande parte dos gases estufa, resultam numa intensificação da liberação destes e, consequentemente, na fortalecimento do efeito estufa. A imagem abaixo mostra uma bela, perigosa e contraditória paisagem. Prazerosa de se observar ela engana: trata-se de uma região no ártico onde os permafrost (solos congelados) estão sendo substituídos por cobertura vegetal que é insuficiente para compensar a quantidade de carbono liberada com o derretimento dos mesmos.

👉 Se prepare para o Enem e Vestibulares estudando Geografia de graça no Descomplica!

Veja também: O Efeito Estufa É Ruim Para O Planeta? | Quer Que Desenhe?

👉 Faça download do PDF aqui

💚

A maior sala de aula direto da sua casa!

Junte-se aos 230 mil alunos que descobriram como melhorar os resultados estudando online! 👉 Clique aqui e saiba como!

Continue estudando
Post do blog

Como foi criada a União Européia e quais os seus objetivos?

/Você já ouviu falar na União Européia? É aquela organização econômica de países situados principalmente na Europa. É, também, um prato cheio para as provas de vestibular cobrarem seu conhecimento. Vamos dar uma olhada mais aprofundada sobre essa União e tirar as suas dúvidas sobre o assunto para o vestibular?
artigo
Post do blog

Um resumão sobre a América Latina que vai te ajudar a estudar os principais tópicos desse assunto

Nosso resumo de hoje é sobre a América Latina. Minha intenção é fazer um panorama geral, o famoso resumão, dos principais pontos do tema.
artigo