Dissertação: Temas Reflexivos

Oi, pessoal!

Como prometi, reservei este post para falar um pouquinho sobre temas de caráter reflexivo. Até agora, a maior parte das redações prontas que postei aqui eram de antigas edições do ENEM, e tinham temas de caráter objetivo, pois a banca do Exame Nacional costuma ser objetiva. Ou seja, discuti assuntos sociais e políticos, a violência, a preservação ambiental, a educação, a pobreza, a desigualdade social. São questões “palpáveis”, sobre as quais é possível ter acesso quase diariamente, em noticiários de tv e jornais. Por isso, pensar em argumentos para temas objetivos é, de certa forma, mais fácil, pois se o autor for bem informado, estiver em sintonia com o que está acontecendo no país e no mundo, já ajuda bastante.

Por outro lado, em temas reflexivos, como o próprio nome sugere, a reflexão é o aspecto principal. São temáticas mais subjetivas, sobre as quais é bem mais difícil encontrar argumentos nas páginas dos jornais. Mas, não se desesperem! O fato de eles serem menos objetivos quer dizer, também, que são mais pessoais. Ou seja, mais do que fatos concretos, suas idéias mais individuais e subjetivas podem fazer a diferença. Em temas assim, preparem-se para discutir assuntos como felicidade, amor, sucesso, relacionamentos amorosos, o tempo, as fases da vida…

Se vocês encontrarem dificuldades em temas subjetivos e reflexivos, a dica é a seguinte: tentem “objetivar” o tema, pensem em argumentos concretos. Por exemplo, se a proposta for uma discussão sobre “Felicidade”, ao invés de refletir sobre o volúvel conceito desta, vocês podem argumentar sobre materialismo, consumismo (como, hoje em dia, o “ter” é sinônimo de felicidade), individualismo, falta de tempo no mundo globalizado. Nos próximos posts, trarei mais redações com temas assim, e vocês conseguirão enxergar isso.

Mas tenham cuidado! Temas reflexivos podem parecer mais pessoais, mas não exagerem! Em dissertações argumentativas, é importante sempre manter uma certa distância e formalidade. O uso da primeira pessoa do singular deve ser evitado. O objetivo principal deve ser o convencimento do leitor com argumentos plausíveis, não se esqueçam disso!

Até a próxima!

Continue estudando
artigo
Post do blog

Aprenda com as tirinhas da Mafalda sobre Política e Cidadania

A Mafalda é um personagem muito comum em vestibulares não só pela sua importância de crítica social mas também pela sua atualidade. Confira nessa lista alguns conceitos de política e cidadania que são bem explorados nas tirinhas da nossa “hermana”!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Texto Literário

Confira um lindo mapa mental sobre Texto Literário e prepare-se cada vez mais pro vestibulares e ENEM! 🙂