Discurso Direto? Indireto? 3 dicas para lembrar das diferentes formas de discurso

Discurso Direto? Discurso Indireto? Você já sabe todas as formas de discurso? Mas tem certeza de que vai lembrar de tudo na hora da prova?

Discurso Direto, Discurso Indireto e Discurso Indireto Livre são tipos de discurso que se inserem no texto narrativo, variando de acordo com a intenção do narrador. Mas disso, com certeza, você já sabe. Agora, que tal descobrir algumas dicas para lembrar de tudo isso na hora da prova e mandar bem em português?

Vamos nessa!
Vamos nessa!

1. Discurso Direto:

No discurso direto, a reprodução da fala das personagens é feita fielmente e sem interferência do narrador. Assim, suas principais características são:

  • Utilização dos verbos da categoria dicendi, ou seja, aqueles que têm relação com o “dizer”, chamados de “verbos de elocução”, como, por exemplo, falar, responder, perguntar, indagar, declarar, dizer, exclamar, dentre outros.
  • Utilização dos sinais gráficos, como travessão, exclamação, interrogação, dois pontos, aspas, etc.
“Hmmm, muito interessante!” A reprodução da fala é feita fielmente.
“Hmmm, muito interessante!” A reprodução da fala é feita fielmente.

2. Discurso Indireto

No discurso indireto, o narrador conta a história, reproduz a fala e as reações das personagens. Por isso, normalmente, é escrito em terceira pessoa. Nesse caso, o narrador utiliza de palavras suas para reproduzir ou descrever aquilo que foi dito pela personagem.

3. Discurso Indireto Livre

Neste caso, há uma fusão dos tipos de discurso (direto e indireto), ou seja, há uma reprodução direta da fala das personagens, bem como intervenções do narrador. A fala, entretanto, se dá sem a utilização do sinal gráfico travessão. Esse tipo de discurso é elaborado pelo ditame estético.

Dessa forma, suas principais características são:

  • Liberdade sintática
  • Aderência do narrador ao personagem
Então eu disse: “Você pode manter seu médico sob o nosso plano de saúde!”
Então eu disse: “Você pode manter seu médico sob o nosso plano de saúde!”
Continue estudando
Post do blog

Saiba tudo sobre Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade!

Ainda tem dúvidas sobre Ambiguidade, Polissemia, Tipos de Discurso e Intertextualidade? Vem cá que a gente resolve todas!
artigo
Post do blog

7 tipos de textos jornalísticos que você vai aprender com Sandra Annenberg e Evaristo Costa

Já pensou em estudar textos jornalísticos com a Sandra Annerberg e com o Evaristo Costa, jornalistas da Globo? Essa lista foi feita para você, confira!
artigo