Dilatação dos Corpos - Parte 1

Bom dia, galera! Vamos falar um pouco hoje sobre dilatação dos corpos.

Primeiramente é necessário que se entenda um conceito que relaciona a variação de temperatura com a dilatação, esse conceito é meio intuitivo.

Quando um corpo é aquecido, o mesmo aumenta suas dimensões, porque isso acontece? É só pensamos no seguinte! Existe uma agitação molecular em qualquer corpo, ao menos que o mesmo esteja na temperatura de zero kelvin, como nunca ninguém conseguiu fazer com que um corpo chegue nessa temperatura, podemos afirmar que TODO corpo possui uma agitação molecular, e essa agitação está diretamente ligado a temperatura do mesmo, quanto maior ela é, maior também é sua agitação.

Porque eu to falando isso? Imaginemos um show de bossa nova e um show de rock, com o mesmo número de pessoas. No show de bossa as pessoas geralmente ficam quietas, atentas, ouvindo cada acorde de violão, já no show de rock as pessoas ficam em um estado mais alterado, pulando entre outras coisas. Agora te pergunto?  Se você olhar esses dois shows de cima, em qual se teria a sensação de  possuir mais pessoas? Tenho certeza que a resposta é no show de rock,  isso porque o grau de agitação das pessoas faz com que as mesmas se afastem, instintivamente.

Pensando agora em um corpo, onde as pessoas são as moléculas, a mesma coisa acontece, se a temperatura aumenta a agitação molecular também aumenta, logo existe essa tendência de que as mesmas se afastem, então qual seria o  resultado disso para um corpo? O resultado é que o seu tamanho aumenta, o pensamento análogo pode ser feito para um corpo que tem sua temperatura diminuída, se ela diminui,  a agitação molecular também diminui, como resposta a isso o corpo tem suas dimensões diminuídas.

Então galera, é importante que se fixe esse conceito básico entre variação de temperatura e dilatação, no próximo encontro vamos ver que a dilatação de um corpo também está diretamente ligado a outras variáveis, assim concluiremos esse tema. Ate lá.

Continue estudando
artigo
Post do blog

3 exemplos de Dilatação que você vê o tempo todo na sua vida

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
artigo
Post do blog

Como ocorre a dilatação dos sólidos?

Física não precisa ser difícil! Confira aqui um resumo completo sobre Dilatação dos Sólidos e se prepare para gabaritar sua prova!