Descubra como um casamento apaixonante pode te lembrar sobre a trigonometria básica

Ainda tem dúvidas sobre a trigonometria básica? Descubra como uma cerimônia de casamento pode te ajudar a tirar 10 na sua prova de matemática!

Ah, o amor… Sim, aquele sentimento que bate no peito e derruba até o mais durão dos durões… Todos nós já sentimos aquele friozinho na barriga, e o que é melhor do que o casamento entre duas pessoas para provar fisicamente esse sentimento? Mas você sabe como isso pode te ajudar a lembrar conceitos básicos da trigonometria? Perceba!
Segurem suas emoções.. A trigonometria está chegando!
Segurem suas emoções.. A trigonometria está chegando!

1) Novas identidades

Quando você se casa, seu nome muda de acordo com o nome do seu parceiro ou parceira. Novos documentos de identificação surgem, como certidão de casamento e um novo RG. Mas como isso pode te lembrar sobre trigonometria? Tudo!

Você sabe o que é senocossenotangente? Esses três carinhas funcionam como se fosse o RG, o CPF e o Título de eleitor do ângulo. Hã? Essas razões trigonométricas são valores que identificam um ângulo, ou seja, cada ângulo tem a sua identificação, assim como cada pessoa do mundo possui alguns documentos que identificam apenas um indivíduo. =)

Lembrando que o Seno é a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa, o Cosseno é a razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa e a Tangente é a razão entre o cateto oposto e o cateto adjacente.

2) Vestido de noiva

Ah, o vestido de noiva, um belo e caro vestido branco que leva qualquer mulher (e homem também) à loucura! Vai dizer que você nunca se imaginou vestindo aquele belo vestido estilo “triângulo invertido”? Mas o que esse vestido nos lembra? Um triângulo! Podemos lembrar, assim, do triângulo retângulo onde podemos tirar as 3 razões trigonométricas, veja:

Sen (α) = c/a

Cos (α) = b/a

tg (α) = c/b

Sen (β) = b/a

Cos (β) = c/a

tg (β) = b/c

Aprenda a trollar a noiva!
Aprenda a trollar a noiva!

3) As alianças

E aqueles objetos pequenininhos e redondos que muitos temem? Sim, as alianças enfim selam o amor do casal, num ritual muito bonito: a troca delas pelos noivos é sem dúvidas uma das cenas mais emotivas da cerimônia. Mas o que isso tem a ver com a nossa trigonometria?

Bem, qual é o significado das alianças? Tornar duas pessoas individuais em UM só, em um casal que funciona se ajudando, se entendendo, sendo companheiros e felizes como se fossem um indivíduo só. Ou seja, noivo + noiva = 1. E é assim que a gente lembra da relação fundamental da trigonometria. Como?

Essa relação nos mostra a equação “sen²(x) + cos²(x) = 1“, ou seja, o quadrado do seno de qualquer ângulo, somado com o quadrado do cosseno desse mesmo ângulo é SEMPRE igual a UM.

Mas lembre-se, sempre muito cuidado onde vai exibir essas alianças…
Mas lembre-se, sempre muito cuidado onde vai exibir essas alianças…

Bem, galera, esses foram os tópicos sobre a trigonometria básica que eu tenho certeza que é fácil de você manter na sua cabeça! Resolvendo exercícios e assistindo às aulas do Descomplica, tenho certeza de que não terá maiores problemas com isso! =D

Continue estudando
Post do blog

4 questões de triângulos que caem todo ano no ENEM!

Conheça os 4 tipos de questões mais cobrados no ENEM sobre triângulos!
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Trigonometria

Leia o resumo “O que é Trigonometria?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo