Dê um pulinho na história da Antiguidade em apenas 5 minutos

Hoje o tema foi especial para vocês, alunos! Como foi o mais pedido da semana, vamos falar sobre Antiguidade!

A Antiguidade se inicia com o advento da escrita e tem seu fim com a queda do Império Romano do Ocidente (4.000 a.C. até o ano 476). É legal a gente lembrar que nós vamos ver muitos lugares legais e vamos sair daquela visão eurocêntrica das coisas, ao menos um pouquinho. Vamos lá?

  • Característica da Antiguidade

– Desenvolvimento inicial da vida urbana (surgimento da Pólis)

– Criação das leis (Exemplo: Código de Amurab)

– Surgimento de religiões de forma organizada (maioria politeísta)

– Acontecimento de várias guerras

– Vasto desenvolvimento da cultura e das artes

  • Egito

A civilização egípcia se constituiu às margens do Rio Nilo, já que naquela época as civilizações dependiam muito de estar perto das águas para seu crescimento e manutenção, pois não possuíam tantas tecnologias como temos hoje. O Nilo é conhecido como berço da civilização egípcia antiga, já que a principal atividade desenvolvida era a agricultura, além de o rio dar possibilidade de navegação de barcos, devido ao seu grande potencial. O Egito passou, depois, a se estruturar como uma sociedade muito complexa com o comendo do Faraó; abaixo dele vinha a nobreza, depois os escribas, artesãos, camponeses e, por fim, os escravos. Diferente do que conhecemos no Brasil, a escravidão egípcia era feita através de povos conquistados numa guerra.

  • Persas

Os persas se originaram dos indo-europeus e estiveram sob o comando de grandes monarcas. Eles possuíam um poderoso exército que mantinha a ordem e fazia cumprir a justiça. Suas principais características econômicas eram o comércio e a agricultura.

  • Grécia

A antiguidade na Grécia foi conhecida como antiguidade clássica. Foi lá que nasceram grandes poetas, como Homero, e grandes pensadores, como Platão. Foi na Grécia também que ocorreu o nascimento da pólis, com um governo próprio, uma espécie de cidade-Estado. Legal, né? Foi na Grécia que pudemos conhecer as belas cidades de Atenas e Esparta; a primeira foi encantadora por sua organização política bem orquestrada, com a criação da democracia, por exemplo; a segunda foi conhecida pela sua grandiosidade militar, que proporcionou a eles o expansionismo e com isso a conquista de vários lugares (Já viu o filme “300”, né? Fora os erros históricos, os caras eram bons de luta).

  • Roma (Império Romano)

O Império Romano foi o grande império do Ocidente Antigo e foi, durante esse tempo, governado num modelo autocrático. Eles eram muito forte militarmente e se expandiram de uma forma assustadora. Os romanos instituíram já nesta época a república em seu território. Claro que é muito diferente dessa que conhecemos hoje. Porém, os romanos se envolveram em muitas guerras, até mesmo internas, e isso acabou enfraquecendo o Império.