Conheça a excreção de 4 invertebrados e descubra se o camarão tem cocô na cabeça

Antes de eu começar a falar para vocês sobre a excreção dos invertebrados, seria uma boa explicar o que é uma excreta. Caracteriza-se como excreta aquilo que é produto residual do metabolismo celular. Essas excretas são compostos nitrogenados, que variam de acordo com o ambiente no qual o animal vive.

Aí vem uma parte interessante: Ao contrário do que alguns podem pensar, as fezes não contam como excretas. As fezes são restos formados principalmente pelos restos de alimentos, não sendo compostos nitrogenados residuais do processo metabólico celular. Sendo assim, não podemos considerar o ânus como parte do sistema excretor, e sim do sistema digestivo.

Poxa.
Poxa.

Enfim, os invertebrados possuem formas muito diferentes da nossa de se livrar de compostos indesejados. Vamos dar uma olhada, sim?

1- Células-flama

Então, começamos pelos Platelmintos. Eles possuem o sistema excretor mais simples que se pode encontrar, que são as células-flama.

Tá, como elas funcionam? Fácil, elas possuem uma série de cílios, que batem e expulsam os resíduos de seu corpo, jogando-os em dutos, através do movimento ciliar, e desses dutos eles são expulsos do corpo pelos nefridióporos. Obviamente, o animal não tem muito controle sobre isso, e acaba perdendo substâncias úteis e água no processo, mas tudo tem um preço, certo?

2 – Nefrídeos

Em anelídeos, podemos observar uma estrutura ligeiramente mais complexa. Acontece que anelídeos já apresentam celoma, e os nefrídeos captam as excretas diretamente dali! Naturalmente, eles não são capazes de absorver apenas as excretas, então água e substâncias úteis acabam sendo arrastadas. No entanto, por possuírem uma maior superfície de contato ao longo do nefridioduto, o “caminho” contorcido pelo qual o material capturado vai passar para ser excretado. Com essa superfície de contato avantajada, é possível a reabsorção de substâncias úteis, algo ligeiramente semelhante ao que ocorre nos nossos rins.

3 – Túbulos de Malpighi

A estrutura amarelinha, indicada em 20!
A estrutura amarelinha, indicada em 20!

Os túbulos de Malpighi são sacos alongados e cilíndricos, conectados por uma extremidade ao tubo digestivo dos insetos. A circulação dos insetos é aberta, ou seja, a hemolinfa deles é despejada em uma cavidade conhecida como hemocele, ao redor dos órgãos, e uma das extremidades dos túbulos está bem ali, prontinha para captar excretas nitrogenadas e despejá-las no intestino, onde serão eliminadas junto às excretas dos insetos.

4 – Glândulas Verdes

Alguma vez na sua vida, seja assistindo Masterchef, seja vendo sua avó cozinhar, você ouviu que a cabeça do camarão tem “sujeira” e que precisa tirar para comer.

Tá, mas como assim? Existe um ligeiro fundo de verdade nisso. Crustáceos, como o camarão, urinam pela cabeça, pelas glândulas verdes, também conhecidas como subantenais. É. Pela cabeça, não foi erro de edição.

Material de pesadelos? Sim. A lição do dia é: A Natureza é mais criativa que qualquer filme de terror.
Material de pesadelos? Sim. A lição do dia é: A Natureza é mais criativa que qualquer filme de terror.

Esses são os principais meios que invertebrados desenvolveram para se livrar de resíduos indesejados, gente. Se você quiser saber mais sobre o sistema excretor de outros animaizinhos desse mundão, leia este resumo incrível!

Com essa lista, além de se divertir, você vai aprender as seguintes Competências e Habilidades para o Enem:

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias

Competência relacionada: Área 4 – Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Habilidade relacionada: H14 – Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relações com o ambiente, sexualidade, entre outros.

Continue estudando
Post do blog

Como funciona o sistema excretor?

Como funciona o sistema excretor?
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Sistema Excretor

Leia o resumo Como funciona o sistema excretor e resolva os exercícios abaixo.
artigo