Como ocorreu a independência dos Estados Unidos?

Vamos aprender um pouco mais sobre como ocorreu a independência dos Estados Unidos?

A América Inglesa, ou Treze Colônias, possuíam dois tipos de colonizações diferentes: no Sul havia as colônias de exploração que seguiam o modelo de plantation, com mão de obra Escravista e produziam algodão e tabaco. Já no Norte, havia as colônias de povoamento, que faziam o chamado comércio triangular (melaço-rum-escravos) com as Antilhas, que não eram britânicas. Então, isso nos recorda a chamada Negligência Salutar, que é uma certa autonomia política e econômica dada à colônia inglesa. No entanto, com o envolvimento da Inglaterra na Guerra dos 7 anos, com a França, há uma necessidade inglesa, ainda que o país tenha saído vitorioso de recuperar sua economia pós-guerra.

Causas da independência dos Estados Unidos

1) Lei do Açúcar (1764): elevação da tarifa alfandegária sobre o açúcar.

2) Lei do Selo (1765): qualquer publicação na colônia teria um valor taxado.

3) Lei do Aquartelamento (1765): os colonos deveriam pagar para que os soldados ingleses ficassem protegendo as Treze Colônias.

4) Atos de Towshend (1766): alta cobrança de impostos sobre produtos.

5) Massacre de Boston: Cinco colonos mortos por atirarem bolas de neve em um prédio da administração inglesa.

6) Lei do Chá (1770): alta cobrança de taxa sobre o chá – colonos roubaram carregamento de chá que fora tacado ao mar (“Festa do Chá”).

7) Leis Intoleráveis: fechamento do porto de Boston e pagamento do prejuízo pelos colonos.

Congressos da Filadélfia

1774 – Primeiro Congresso

Pedido de maior representação política e de abertura do porto de Boston, porém não visava a separação da metrópole, juraram fidelidade ao rei.

Congresso elitista influenciado pelo iluminista John Locke. Reação Inglesa: Conflito Armado.

1775- Segundo Congresso

Declarou a separação das Treze Colônias.

4 de Julho de 1776: Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.

Guerra de Independência

1) Batalha de Saragota (1777)

Vitória dos colonos em 1781 com apoio da França e da Espanha.

2) Tratado de Paris (1783)

reconhecimento por parte dos ingleses da independência dos EUA.

Exercícios

1. (Unirio) O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência em 1776, relaciona-se à:

a) adoção de uma política liberal pelo Parlamento Inglês, que favoreceu o desenvolvimento colonial ao encerrar o monopólio comercial da Companhia das Índias Orientais sobre a venda do chá (1773).
b) intensificação do controle sobre as colônias da América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-63).
c) proibição da cobrança do “imposto do selo”, decretada pela Inglaterra, o que extinguiu a principal fonte de renda do governo colonial americano (1763).
d) sublevação dos colonos, frente às decisões do Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que reforçava o controle político da metrópole inglesa sobre as 13 colônias (1774).
e) intervenção militar na luta pela independência e ao auxílio econômico fornecido por outras colônias americanas, tais como o México e o Canadá, que expulsaram os ingleses do território americano após a Declaração de Independência (1776).

Veja como resolver passo-a-passo esta questão!

2. (FGV) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar:

a) Baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe.
b) Baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.
c) Baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.
d) Consolidou-se como o primeiro grande pólo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.
e) Caracterizou-se pelo emprego de mão-de-obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.

 Veja como resolver passo-a-passo esta questão!

GABARITO

1. B

2. C

Continue estudando
Post do blog

O que o Iluminismo tem a ver com a Independência dos EUA?

O Iluminismo e a Independência dos EUA são assuntos muito importantes para que possamos entender o mundo hoje!
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Independência das Treze Colônias

Descubra tudo sobre a Independência das Treze Colônias para você nunca mais errar questões sobre assunto!
artigo