Como ocorreram as Revoluções Francesas?

Revolução Francesa é uma matéria queridinha da prova de Ciências Humanas do Enem. A Revolução é reconhecida como grande marco que inicia o Mundo Contemporâneo, criando um novo modelo de sociedade. Ou seja, esse momento da história afetou não só a França, mas o mundo ocidental como um todo. Preparamos um resumo perfeito para você entender o assunto de uma vez por todas, além de um mapa mental completão e um vídeo que explica tudo da melhor forma!

BAIXE O MAPA MENTAL DA REVOLUÇÃO FRANCESA

RESUMO

O que foi o Antigo Regime?

O Antigo Regime (Ancien Régime) foi um sistema político baseado num modelo aristocrataeé a denominação para uma série de características que determinavam o mundo moderno, como o mercantilismo, o absolutismo e o metalismo. A França, nesse período, era uma país extremamente rural, porém, a tributação sobre os produtos era tão absurda que grande parte dos camponeses passavam fome e viviam em condições precárias. O que muito incomodava era que o rei, sua corte e o clero tinham uma vida de luxos às custas de um povo que se via na miséria.

Fases da Revolução

A principio, a revolução francesa criou uma Assembleia Constituinte, que criou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que aboliu os direitos feudais e dividiu os poderes do governo. Já a Segunda Fase, chamada de Convenção Nacional (1792/1795) foi a fase mais radical da revolução, também conhecida como fase jacobina, com a execução do rei Luís XVI. Além disso, temos a terceira fase da revolução conhecida como Diretório  (1795/1999). Essa fase foi controlada pelos girondinos, ou seja, burgueses, e enfrentou muitos levantamentos populares e uma grave crise econômica.

O final da Revolução

Napoleão Bonaparte foi um ícone da história francesa. Ele se aproveitou de alguma maneira da instabilidade política devido às disputas entre povo e burguesia. Ele deu um golpe de Estado e tomou o poder da França e implantou um Império. Napoleão, através de inúmeras guerras, começou uma expansão dos domínios franceses. Com as muitas tentativas de invadir a Inglaterra malsucedidas, a França passou por maus momentos, inclusive com uma tentativa malsucedida de invadir a Rússia, devido à desobediência ao Bloqueio Continental, que custou aos franceses uma derrota.

Após as Revoluções Francesas houve uma época chamada Restauração, na qual aconteceu o Congresso de Viena, feito por países que derrotaram Napoleão Bonaparte. Esse Congresso restaurou as fronteiras da Europa antes da Era Napoleônica, além de restaurar também o antigo regime.

EXERCÍCIOS

1. (Cesgranrio) Durante a Revolução Francesa, a radicalização, típica da “Época da Convenção” (1792-5), caracteriza-se pela:

a) Promulgação da “Declaração Universal dos Direitos do Homem”;
b) aprovação da “constituição civil do clero” por Luiz XVI;
c) instituição de um regime político e social de caráter democrático – o Diretório;
d) criação de tribunais revolucionários e a abolição dos direitos senhoriais;
e) pacificação da Europa, a partir da paz entre a França e a Inglaterra

VEJA COMO RESOLVER ESTA QUESTÃO NA ÍNTEGRA! 

2. (FUVEST) Do ponto de vista social, pode-se afirmar, sobre a Revolução Francesa, que:

a) teve resultados efêmeros, pois foi iniciada, dirigida e apropriada por uma só classe social, a burguesia, única beneficiária da nova ordem.
b) fracassou, pois, apesar do terror e da violência, não conseguiu impedir o retorno das forças sócio-políticas do Antigo Regime.
c) nela coexistiram três revoluções sociais distintas: uma revolução burguesa, uma camponesa e uma popular urbana, a dos chamados “sans-culottes”.
d) foi um fracasso, apesar do sucesso político, pois, ao garantir as pequenas propriedades aos camponeses, atrasou, em mais de um século, o progresso econômico da França.
e) abortou, pois a nobreza, sendo uma classe coesa, tanto do ponto de vista da riqueza, quanto do ponto de vista político, impediu que a burguesia a concluísse.

VEJA COMO RESOLVER ESTA QUESTÃO NA ÍNTEGRA! 

GABARITO

1. D

2. C

Continue estudando
artigo
Post do blog

Resumo: Revolução Inglesa I

Hey, meus guerreiros,
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Revoluções Francesas

Leia o resumo “Como ocorreram as Revoluções Francesas?” e resolva os exercícios abaixo.