Como fazer uma redação perfeita na Unesp

Para terminar nossa série sobre redações dos vestibulares de São Paulo, vamos falar sobre a prova de redação na Unesp! A Fundação Vunesp, banca responsável por toda a logística deste vestibular, cobra um texto dissertativo argumentativo para os candidatos na segunda fase do processo de seleção. Este gênero textual é o queridinho da banca dos vestibulares porque permite que os corretores avaliem a capacidade de cada participante em defender os seus próprios pontos de vistas sobre algum tema. Geralmente, as propostas falam sobre algum assunto da atualidade referente à sociedade.

SE LIGA NESSES TEMAS DUCA PARA REDAÇÃO DA UNESP! 😉

Não é à toa que os dois últimos dois temas de redação da Unesp trataram sobre o legado da escravidão na sociedade contemporânea brasileira e sobre como a divulgação de imagens trágicas na mídia pode afetar seu público. A banca espera que você mostre o que pensa sobre aquele tema específico e sustente sua argumentação com propostas bacanas.

Isso é um super adianto porque outros vestibulares de São Paulo, como a Fuvest, também cobram esse mesmo gênero. Então, se você estiver estudando para um, consequentemente vai estar estudando para o outro. 😉 Mas isso não quer dizer que a redação da Unesp não tenha as suas próprias particularidades. Você precisa ficar ligado nessas diferenças para não bobear e garantir sua nota máxima. Afinal, a prova de redação vale 17,95% da sua média total neste vestibular!

Além disso, a partir deste ano, a instituição foi selecionada para organizar mais dois vestibulares super importantes: o da Faculdade de Saúdes Médicas da Santa Casa de Saúde de São Paulo, que oferta um curso super tradicional de Medicina, e também o nosso querido Enem. Sim, a Fundação Vunesp fará parte da nova banca organizadora do Exame Nacional do Ensino Médio 2017 junto com a FGV e a Cesgranrio! Vale a pena acompanhar as novidades sobre essas mudanças para conferir o que a banca está considerando cobrar nas provas. Partiu aprender a fazer uma redação fora de série na Unesp? 😉

Garanta uma argumentação fadona

No gênero dissertativo argumentativo, você já sabe: o autor deve apresentar o seu ponto de visto sobre determinado assunto. Para isso você precisa fundamentá-lo da forma que achar mais coerente. Dá para usar exemplos, dados de pesquisas que você tenha lido, citações de especialistas daquele assunto, tudo para tornar o seu argumento mais embasado.

Porém, uma estratégia que também é vista com bons olhos pelos avaliadores é apresentar argumentos que são contrários ao seu ponto de vista. “Ué, mas desse jeito eu não estaria me contradizendo?”, você pode estar se perguntando. Na verdade, não. Isso demonstra que você é um candidato super bem preparado e sabe expor os diversas perspectivas sobre a  proposta pedida!

Ah! Outra coisa importante: na redação da Unesp, não é obrigatório propor uma intervenção que possa ser colocada em prática, como acontece no Enem. Assim como na Fuvest, a banca recomenda que os candidatos concluam a redação com o ponto de vista que apresentaram no começo. Fica ao critério de cada candidato, mas deixamos a dica aqui para vocês. 😉

Foco total na proposta do tema

Quando falamos de redação da Unesp, é imprescindível ler o enunciado desta prova com toda a atenção do mundo. Pode parecer bobagem porque todo bom candidato vai tomar cuidado ao começar a sua prova, mas os textos da coletânea de apoio, geralmente, são muito longos. Isso confunde uma boa parte dos candidatos.

Dentre as situações que podem fazer com que você zere a redação, a fuga do tema é uma das mais importantes. A proposta da redação costuma vir em negrito no corpo do enunciado e você vai precisar de bastante interpretação de texto para conectar a mensagem dos gráficos e textos da coletânea de apoio com os argumentos da sua redação. Além disso, a prova da Unesp vale 28 pontos, em que os corretores irão avaliar seu domínio da escrita, o desenvolvimento do raciocínio e a abordagem da proposta e o do tema.

Mandar bem na redação pode ser o fator decisivo para te colocar na faculdade ano que vem. Confira os temas de redação dos últimos anos das principais universidades de São Paulo e pratique muito, porque essa é a melhor forma de aprender.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil

Modelo de Redação: A violência escolar no Brasil
artigo
Post do blog

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?

Modelo de Redação: O suicídio entre os jovens brasileiros – Como enfrentar esse problema?