Como demonstrar seus conhecimentos em Física e Hidrostática durante uma festa de família

O fim de semana está chegando e, junto com ele, aquele churrasco em família também. É dia de reunir todos os primos, tias e tios, para fazer aquela farofada completa.

Isso me faz lembrar do meu último churrasco em família. Nesse evento, fiz uma aposta com o meu primo, que é todo metido a “musculoso”. Nós apostamos para ver quem conseguia levantar a minha tia Jurema, que está acima do peso, com mais facilidade. Eu aceitei o desafio, claro, sou orgulhoso e não queria deixa-lo ganhar.

Falamos com a tia Jurema e ela topou participar do nosso desafio. A tia é bem legal, sempre aceita as brincadeiras e eu ainda disse que ia dividir o prêmio com ela (porque, claro, eu ia ganhar). O prêmio nada mais era do que uma assinatura de um ano no Descomplica, sabe como é, para ficarmos mais inteligentes. Como a tia Jurema não é boba, nem nada, ela aceitou na hora.

Esse desafio tá no papo!
Esse desafio tá no papo!

Vocês devem estar se perguntando o porquê da minha certeza convicta de que iria ganhar a aposta, já que meu primo, como eu disse, é muito forte. E eu explico: é porque eu sou forte E inteligente, a combinação perfeita para combater meu primo que nunca gostou de estudar, apenas de malhar. E o que acontece com quem não gosta de estudar? Isso mesmo: além de perder a aposta, pode se dar mal na vida.

Como minha inteligência me ajudaria a vencer? Isso é porque ele não especificou ONDE iríamos levantá-la. Como eu gosto muito de Física, essa matéria maravilhosa que sempre nos ajuda a se dar bem na vida, eu tinha certeza de que ela me ajudaria mais uma vez nessa aventura.

Física: quase um Batman ao salvar nossas vidas.
Física: quase um Batman ao salvar nossas vidas.

Na Física, temos uma coisa chamada hidrostática, que por sua vez, contém outra coisinha chamada empuxo. Calma, irei explicar esses conceitos e como eles me ajudaram.

Hidrostática é a parte da Física que estuda os fluídos quando estão parados.

Empuxo é uma força contrária ao peso do corpo e proporcional ao seu volume, exercida por todo fluído. É essa força, por exemplo, que faz as coisas ficarem mais leves na piscina.

A fórmula é:

E=ϻVg
Em que ϻ= massa especifica do fluido, V= volume do corpo submerso, e g= aceleração da gravidade

Logo, quanto maior o volume do corpo, maior o empuxo. Só com essa explicação você já deve estar sacando como foi que isso me esses conceitos me ajudaram! Sim, eu levei minha tia para dentro da piscina e consegui levantá-la com uma mão só, com bastante facilidade, pois o volume dela é bem grande =D.

Meu primo não ficou muito feliz, mas aceitou a derrota e pagou o prêmio para a minha tia. Ela está estudando, até mesmo assistindo minhas monitorias. Espero que esteja gostando desse texto e que não fique chateada comigo por ter falado sobre seu peso! Valeu, titia! <3

Por: Vitor Logullo

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Teorema de Arquimedes

Leia o resumo “O que é o Teorema de Arquimedes?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Hidrostática

Leia o resumo “O que é Hidrostática?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo