Como abordar o eixo temático - em uma redação dissertativa?

O tema da redação do Enem 2014 foi “Publicidade Infantil no Brasil”. Você sabe abordar diferentes tipos de comunicação na sua dissertação? A gente ensina!

Olá, estudante, tudo bem?

Hoje o nosso papo é sobre o eixo temático comunicação e suas possíveis abordagens dentro de uma redação dissertativa. Para início de conversa, vamos conferir algumas informações referentes ao assunto em pauta?

A palavra comunicação é derivada do termo latino “communicare”, que significa ‘’tornar comum, compartilhar’’. Desse modo, podemos entender que comunicar é compartilhar mensagens, conceitos e ideais.

Todas as relações humanas são intermediadas pela comunicação. Por meio dela, o homem desenvolveu seu intelecto e construiu o conhecimento pautado na partilha de experiências e descobertas.

A primeira grande revolução comunicacional se deu com a invenção da escrita. Depois, considerando a ordem cronológica, surgiram a imprensa, a fotografia, o rádio, a televisão – essa considerada meio de comunicação de massa – e o computador. Esse último, por exemplo, inaugurou um novo tempo: o dos meios comunicativos tecnológicos.

Em se tratando da redação do ENEM, a comunicação já apareceu em três edições: em 2004, o tema foi “Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?’’; já em 2006, o aluno teria que argumentar sobre ‘’O poder de transformação da leitura’’. Evidentemente, não podemos esquecer que os livros também são importantes meios de comunicação social. Já no ano de 2011, a proposta temática foi “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”.

Se você pensa que não há mais nada a abordar, pensou errado. Há muito ainda a se discutir! Podemos, por exemplo, discutir sobre o papel do sujeito considerando o contexto da comunicação contemporânea; outra discussão possível é sobre o direito a uma informação confiável e imparcial. Que tal também questionarmos se de fato a mídia exerce influência sobre as pessoas? Quer discorrer sobre um assunto que está em alta? Atualmente há uma grade discussão acerca da regulação dos meios de comunicação. Trata-se de censura ou de democratização dos meios de comunicação? É você quem decide; posicione-se a respeito!

Enfim, argumentos é que não vão faltar. Agora é só escolher qualquer um dos nossos temas que contemple o eixo apresentado e dissertar. E aí, vai aceitar o convite?

Exercícios

1. (Enem)


As charges podem fazer uma crítica social, cultural ou política. Disponível em: http://tv-video-edc.blogspot.com

A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque

a) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
b) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
c) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.

2. (ENEM)  Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes segmentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir para a democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação de informações.

Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a

a) internet
b) fibra ótica.
c) TV digital
d) telefonia móvel
e) portabilidade telefônica

Gabarito

1. C

2. A

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀
artigo