China no século XX

Oi gente, bom-dia !

Olhem a pergunta que eu descompliquei no Perguntas e Respostas!

“Tenho uma prova sobre china amanhã!!! Não sei nadaaaaaa! O que é mais importante? O que mais cai???? Onde poso ver mais coisas sobre isso??????”

Resposta:

A ascensão impressionante da China no cenário industrial mundial e os fatores que levaram a essa evolução são temas recorrentes nas provas de vestibular.

Mas para isso, você precisa ter uma contextualização histórica do que ocorreu na China no século XX.

Vou tentar explicar resumidamente:

Na China, em 1937, o Partido Nacionalista no poder, liderado por Chiang Kai-shek, e o Comunista, liderado por Mao Tse-Tung, se reuniram para combater a ocupação japonesa. Em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota do Japão, os dois partidos passaram a se enfrentar, numa disputa que se estenderia até 1949. Nesse ano, o exército camponês do Partido Comunista venceu os nacionalistas, e foi criada a República Popular da China.

Com a vitória dos comunistas, as forças lideradas por Chiang Kai-shek procuraram refúgio na ilha de Formosa (Taiwan), onde fundaram a China Nacionalista, com orientação“ política baseada no capitalismo.

Inicialmente, a China aliou-se à URSS, transformando suas estruturas econômicas, investindo em obras de infraestrutura e investimentos tecnológicos às indústrias siderúrgica e metalúrgica.

Essa parceria foi encerrada em 1958, e os chineses procuraram um novo caminho de desenvolvimento econômico, baseado na produção agrícola e na indústria bélica.

A partir da década de 1960, uma profunda crise abalou o socialismo, e com a parte de Mao Tse Tung, a China foi o primeiro país socialista a realizar transformações econômicas e a dinamizar a economia.

Em 1978, sob a liderança de Deng Xiaoping, o PCC (Partido Comunista Chinês) reintroduziu a economia de mercado em quatro regiões da China, denominadas ZEEs (Zonas Econômicas Especiais), onde era permitido uma economia nos moldes do capitalismo, abertas ao comércio exterior e também à entrada de multinacionais. Estas ZEEs estão localizadas em zonas estratégicas: ficam perto do litoral, a pouca distância de outros grandes centros econômicos do Pacífico.

Essas reformas econômicas transformaram a China no país de maior crescimento econômico nas últimas décadas, com taxas anuais (10% de ampliação do PIB) três vezes superior ao crescimento da economia mundial.”

E aí, esclareci de vez esse assunto importante que pode cair no vestibular?

Ficou alguma dúvida?

Escrevam para mim !

Abraços,

Pedro Grillo.

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: Liberalismo

Quer saber tudo sobre o Liberalismo? Confira este mapa mental maneiro que vai salvar a sua prova!
artigo
Post do blog

Você sabe como foi o processo de consolidação do liberalismo?

A transição do Antigo Regime para uma sociedade liberal se iniciou na Europa durante o fim do século XVII e se estendeu para o Brasil, principalmente, no século de XIX.
artigo