Chegou a hora de você descobrir o que é a Máquina de Atwood

Pensando um pouco – em física, é claro -, indaguei a mim mesmo como surgiram os primeiros experimentos físicos e quais foram. Pesquisando, achei a famosa Máquina de Atwood. Sim, vamos falar um pouco sobre essa incrível experiência do século 18 que cai, até hoje, nas suas provas de vestibular! Calma aí, você não sabe do que se trata? Esse resumo é para você! Sem choro e #PartiuEstudo!

Essa máquina surgia da necessidade da obtenção do homem de ter o espaço percorrido por um móvel e o tempo que ele levaria para tal.

Ela consiste essencialmente em uma roldana de eixo horizontal, que é presa em uma barra vertical de madeira e, por ela, passa um fio inextensível, o qual sustenta dois corpos de massas iguais, um em cada extremidade. Colocando um dos corpos a um nível mais elevado que o outro e sobrecarregando-o com um pouco mais de massa, o sistema move-se na vertical, com movimento uniformemente acelerado, cuja aceleração depende dos valores das massas dos corpos que estão suspensos.

Para te ajudar, vou mostrar como é simples resolver uma questão sobre isso.
Sabemos que a primeira coisa que devemos fazer quando temos um exercício sobre dinâmica é isolar e traçar as forças em cada corpo separadamente. Sabendo disso, vamos analisar todas as forças envolvidas nesse sistema.

Sabemos que esse sistema todo se move com uma aceleração; se temos aceleração, temos força resultante, que será a soma de todas as forças que atuam nos corpos. No caso do desenho acima, seria:

P1-T=m1a

T-P2=m2a

Nessas forças estamos desconsiderando o atrito da roldana e considerando que a máquina foi construída de modo que esses atritos fossem mínimos.

Com as equações armadas e alguns outros conhecimentos físicos, podemos descobrir o que foi proposto por Atwood, que é a obtenção do espaço percorrido por um móvel e o tempo que ele levaria para tal.

Agora uma salva de palmas para esse grande cientista que deu essa grande contribuição para a Física.

Gostou? Possui dúvidas? Deixe seu comentário! 😀

Continue estudando
Post do blog

Quais São as Leis de Newton e Como São Aplicadas?

Um tema super presentes nas provas são as Leis de Newton, elas são princípios fundamentais da Dinâmica. Portanto, se você deseja passar no ENEM ou em outros vestibulares, precisa ter uma compreensão completa sobre tal assunto.
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Força de Atrito e Plano Inclinado

Leia o resumo “O que é força de atrito e como ela age no plano inclinado?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo