Afinal, o que é prova dissertativa?

Ainda não sabe o que é uma prova dissertativa? E também nem faz ideia do que será cobrado em uma? Calma que aqui a gente te explica o que “dissertativa” quer dizer e como mandar bem em uma prova desse tipo.

DESCUBRA COMO ESTUDAR PARA USP, UNESP E UNICAMP

Confira tudo que você precisa saber para fazer uma prova dissertativa perfeita:

O que é uma prova dissertativa?

Uma prova dissertativa é aquela em que as respostas não são cobradas em alternativas, mas em pequenos parágrafos que devem ser escritos pelo candidato, com suas próprias palavras.

Não existe um padrão de tamanho para as respostas de provas dissertativas, depende de cada prova. Elas podem ter apenas uma linha – o que geralmente significa que a banca espera uma resposta sucinta e objetiva – ou até uma página inteira para você dissertar sobre o tema, falando tudo o que sabe sobre ele.

Por isso, é super importante ficar atento ao número de linhas que você tem para responder à questão – elas podem te revelar bastante sobre o que é esperado da sua resposta. É essencial também não ultrapassar o número de linhas! Se a banca considerou que 5 linhas é o ideal para responder àquela pergunta, então você vai ter que se virar para fazer sua resposta caber ali, ok?

Português correto é essencial

Algumas das coisas que mais tiram pontos em provas dissertativas são erros de ortografia, erros gramaticais, escrita informal e frases confusas e/ou incoerentes.

Ou seja, vacilar no português pode abaixar sua nota e até colocar sua aprovação em risco! Por isso, fique atento para:

  • não escrever “do jeitinho que você fala”, e sim seguindo a norma culta da Língua Portuguesa. Isso não quer dizer que você precisa escrever palavras difíceis e usar um vocabulário mega rebuscado, ok? Dá para escrever de maneira simples e objetiva e ainda sim ser formal!
  • não usar abreviações, tipo “vc” e “tbm”
  • evitar o uso de palavras estrangeiras! Se for essencial para sua resposta, é super importante explicar seu significado
  • tentar ao máximo escrever respostas claras, que deixem bem evidente o que você quer dizer ali. A banca não deve precisar ler duas vezes para sacar sua explicação!
  • revisar seu texto antes de entregá-lo – vai que ainda dá tempo de consertar aquela palavrinha que você escreveu errado ou aquela frase que não ficou tão legal?

Atenção à resposta completa!

Argumentação não é só na Redação, hein! Em provas dissertativas, é super importante que você justifique sua resposta com argumentos sólidos e consistentes – deixando-a completa, com informações que expliquem o resultado que você apresentou.

E isso vale também para questões dissertativas de exatas! Suas respostas de Matemática, Física e Química devem vir com os cálculos (ou até a explicação do seu raciocínio) mostrando como você chegou ao resultado. Se você colocar só a resposta final, pode ser até que ela seja anulada por não apresentar justificativa :/

Uma dica para mandar ainda melhor nas provas dissertativas é seguir a ordem resposta + justificativa: ou seja, você já responde à pergunta da questão logo de cara, de maneira objetiva, e, em seguida, dá a sua explicação. A banca valoriza muito esse tipo de resposta – completa e objetiva!

Agora que você já sabe como fazer uma prova dissertativa e também o que pode diminuir sua nota é hora de treinar fazendo exercícios! Só assim você ficará expert em respostas 100% corretas 😀 Partiu?

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Coesão Textual

Leia o resumo O que é Coesão Textual e Coerência Textual?” e resolva o exercício abaixo.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀
artigo