Adjunto adnominal x complemento nominal

Meus queridos, faltam somente três dias para o ENEM. É, a prova está chegando! Confiem sempre no que vocês estudaram que o resultado positivo virá, podem confiar!

Estou aqui para ajudá-los em um conteúdo um tanto quanto complicado.

Vamos conferir? Claro, né? 🙂

Pergunta: Quando temos um termo preposicionado acompanhando um substantivo abstrato, como sabemos se é adjunto adnominal ou complemento nominal? Obrigada

Resposta: Olá!

Somente os substantivos podem ser acompanhados de adjuntos adnominais; os complementos nominais podem ligar-se a substantivos, adjetivos e advérbios. É óbvio, portanto, que o termo ligado por preposição a um adjetivo ou a um advérbio só pode ser complemento nominal;

Os complementos nominais indicam o paciente ou alvo da noção expressa pelo substantivo. Em contrapartida, os adjuntos adnominais indicam o agente ou possuidor da noção expressa pelo substantivo.

Esse tema é chatinho, né galera? O importante é tirar todas as dúvidas possíveis até a prova! Falta pooouco! =P

Diego

Continue estudando
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Pronomes Demonstrativos e Indefinidos

Recentemente, falamos sobre as classes gramaticais e ensinamos o que são os pronomes. Eles são os responsáveis por acompanhar, substituir ou fazer referência ao nome. Ou seja, são palavras variáveis em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural).
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Pronomes

Leia o resumo “Classes Gramaticais: Pronomes” e resolva os exercícios abaixo.
artigo