A Rainha Margot

A Noite de São Bartolomeu

Fala Galera do Descomplica!

Nossa conversa hoje será sobre um Romance Histórico publicado no século XIX, A Rainha Margot.

Romance histórico escrito por Alexander Dumas, A Rainha Margot representa a noite de 24 de agosto de 1572, conhecida na historiografia como a Noite de São Bartolomeu.

O filme foca o casamento da princesa Margarida de Valois (Margot) com o rei de Navarra, Henrique de Bourbon. Este casamento, entre uma princesa católica e um rei protestante, ocorreu como uma tentativa de selar a paz religiosa na França. Entretanto, o efeito foi inverso, originando um dos maiores conflitos religiosas da Idade Moderna, no qual os católicos vitimaram centenas de protestantes franceses, chamados de huguenotes.

Contudo, este conflito não deve ser visto somente como uma guerra de religião, mas também como um conflito entre famílias pelo poder. Um católico chamado Maurevert, tentou assassinar o almirante Gaspard de Coligny, líder huguenote de Paris, que também tinha grande prestígio com o rei Carlos IX.

Os protestantes deixaram Paris, refugiando-se na região de La Rochelle. Futuramente, o rei Henrique de Navarra, viria a se tornar Henrique IV, rei de França, dando início a dinastia de Bourbon na França, cujo expoente maior foi Luís XIV, o rei sol, neto de Henrique IV.

Abraços e até breve!

Continue estudando
Post do blog

Você sabe como surgiu o feudalismo?  

Descubra como surgiu o feudalismo com este resumo que vai tirar todas as suas dúvidas para a aula de história!
artigo
Post do blog

Reforma protestante e a Contra-Reforma (XVI)

Sejam bem vindos ao século XVI (1501-1600), período amplamente dominado pelo poder da Igreja Católica na Europa. As doutrinas e as decisões provenientes de Roma determinavam como as pessoas deveriam viver, em que acreditar, além de conferir legitimidade ao poder dos monarcas. Isso quer dizer que a Igreja (Católica) dominava quase todos os aspectos da vida no mundo ocidental europeu. Pois bem, acontece que isso não iria durar por muito tempo. No início dos anos 1500’s começaram a surgir diversos questionamentos sobre as crenças e práticas  endossados pelo Papa, terminando por romper a hegemonia da Igreja Católica. Desses movimentos, conhecidos conjuntamente como Reforma protestante, surgiram novas religiões como o Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo.
artigo