A narração – exercício

Olá!

Vamos finalizar o assunto “narração” hoje? Para isso, proponho fazermos um exercício, para que vocês possam verificar os principais elementos de uma narrativa ficcional, sobre os quais falei no post passado. Percebam como eles são importantes, e devem estar presentes em qualquer redação desse gênero textual que vocês fizerem. Leiam esse texto de Manuel Bandeira:

Tragédia brasileira

_Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade. Conheceu Maria Elvira na Lapa — prostituída com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.
Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura… Dava tudo quanto ela queria.
Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.
Misael não queria escândalo. Podia dar urna surra, um tiro, urna facada. Não fez nada disso: mudou de casa.
Viveram três anos assim.
Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.
Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos…_

Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e inteligência , matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontra-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.”

Qual seria o enredo? Um romance conturbado, repleto de conflitos (traições da mulher), e que acaba com um crime. O narrador é observador, uma vez que ele não participa da história, e narra tudo em terceira pessoa. Os personagens são protagonistas: Misael e Maria Elvira. O ambiente é a Lapa. E o tempo, a duração do relacionamento deles, ou seja, do dia que eles se conheceram até o dia que ele a matou, quando termina a história: três anos.

Perceberam?

Bom, no próximo post, começo com a “dissertação”, o tipo de texto mais pedido pelos vestibulares. Trabalharemos muito ela, com estrutura, forma, conteúdo… e várias redações prontas, para vocês lerem, comentarem e estudarem.

Até lá!

Continue estudando
Post do blog

Os elementos da narrativa ficcional

Olá, pessoal!
artigo
Post do blog

Resumo: Texto Narrativo

artigo