A Física te explica como é possível surfar (e você nem precisa se afogar para descobrir!)

Hoje foi um dia ensolarado aqui no meu cafofo. Acordei cedo, tomei um belo café da manhã e disse para mim mesmo: “Eu vou aprender a surfar A-G-O-R-A!!”. Mas, espera, lembrei que nas aulas de Física meu mestre me disse que onda não carrega matéria. Como é possível o surfista conseguir se deslocar? Como o lixo vem parar na orla?

Como bom discípulo da Física que eu sou, não quis fazer aula de surf e tampouco eu serei doidão de entrar no mar pra acabar morrendo afogado por aí, né? Espero que você também não!

Vou recorrer à Física pra poder entender o que acontece quando alguém surfa.

Em termos nerds:

As ondas são perturbações que se propagam no espaço, ou em meios materiais, transportando energia. Ondas são as responsáveis por fenômenos como difração, ressonância, eco, reverberação, entre outros. Ondas podem ser classificadas quanto a sua direção de propagação ou de acordo com a sua natureza.

1. Quanto a sua natureza:

  • Ondas Mecânicas: São ondas que se propagam em meios materiais, como o som.
  • Ondas Eletromagnéticas: São ondas que não precisam de meios materiais pra se propagar, se propagam no vácuo, como a luz.

2. E quanto à direção de propagação:

  • Transversal: quando as partículas do meio de propagação vibram perpendicularmente à direção de propagação da onda. Um exemplo desse tipo de onda é a luz.
  • Longitudinais: quando as partículas do meio de propagação vibram na mesma direção em que a onda se propaga, como é o caso das ondas sonoras.

Mas o mais importante é: ONDA NÃO CARREGA MATÉRIA!

Calma! Espera! Como assim? Como que a onda carrega o surfista se não carrega matéria? O surfista não é matéria?

Caaalma, jovem, agora que você já sabe um pouco mais sobre as propriedades de ondas, eu vou te explicar como é possível a onda “carregar” matéria.

Você deve se lembrar de todos os conhecimentos de Leis de Newton, né? Então, quando temos a situação do surfista há exatamente a mesma composição de um bloco que se encontra em um plano inclinado. Ou seja, o mesmo motivo que faz com que você desça uma ladeira de bicicleta sem precisar fazer nenhum esforço é também usado aqui quando o surfista “desce” a onda.

Para o caso de você não se lembrar do esquema de um bloco em cima de um plano inclinado, aqui vai uma breve explicação:

Você pode ver que a única força que não tem uma outra para se cancelar é uma componente do peso na mesma direção do plano inclinado. É EXATAMENTE ESTA FORÇA QUE FAZ COM QUE O CORPO SE MOVA PELO PLANO!

Obs.: Quando há atrito, há a possibilidade desta força ser cancelada junto com o atrito, e que o bloco, mesmo no plano inclinado, não tenha nenhum movimento. Mas na situação que estamos considerando, de um surfista numa onda, podemos desprezar o atrito.

Ou seja, por mais que a onda não carregue a partícula junto com ela, podemos “dar um jeitinho” de aproveitarmos seu movimento.

Ai como eu amo essa Física! Nem precisamos nos afogar pra saber dessas coisas todas! 😀

Por: Vinícius Pessanha
Continue estudando
artigo
Post do blog

Ondas Na Física — Tudo o Que Você Precisa Saber Para o Enem!

As ondas na física tem como explicação serem perturbações nas condições físicas de um ponto, que são propagadas ao longo do meio. Vamos entender melhor sobre este assunto? Confira tudo aqui!
artigo
Post do blog

3 exemplos de como as ondas fazem parte da sua vida

Está aterrorizado com física? Calma! Aprenda tudo sobre Ondas e mande muito bem!