A Descoberta do primeiro Polímero

Os Polímeros são formados por pequenas moléculas chamadas de monômeros que ao se ligarem formam macromoléculas. A junção dessas subunidades para a construção de um polímero, recebe o nome de polimerização. Você conhece a história da descoberta dos polímeros?

O primeiro polímero a ser sintetizado em laboratório foi o polietileno. A história do polietileno teve início em Northwich, em um departamento na empresa ICI. Quando M.W. Perrin e J.C.Swallow decidiram realizar um trabalho sobre pressões elevadas em reações químicas. Nesse estudo, foram testadas cerca de cinquenta reações no período entre 1932 e 1993, todos os resultados foram frustrantes.

Na listagem das reações testadas, havia a reação do etileno com o benzaldeído, a data para testagem dessas amostras foi marcada para Março de 1933. A testagem ocorreu a 170°C com a pressão de 1400 atm. Ao final da experiência, M.W. Perrin e J.C.Swallow observaram a presença de um sólido branco, o qual foi identificado com polímero de etileno. Os Químicos optaram por repetir o experimento, dessa vez só com etileno. O resultado foi uma decomposição violenta.

Entretanto, os investigadores decidiram parar estas experiências a alta pressão e desenvolvê-las em equipamentos melhores. Foi em Dezembro de 1935 que o experimento foi repetido, preservando a reação de benzaldeído e etileno porém com um melhores recursos. Desta vez, observou-se que ao atingir uma temperatura de 180°C , a pressão começou subitamente a descer, e foi preciso bombear o etileno para compensar a baixa pressão. Provavelmente isso foi provocado por uma fuga nas juntas do reator. No fim da experiência foram recolhidas 8 gramas de pó branco.

A história da ciência foi marcada pela chegada do primeiro polímero, o polietileno. Mas esse feito só ficou conhecido cerca de cinco anos depois, em meio a segunda guerra mundial. Nesse cenário, o polietileno ganhou destaque, pois foi utilizado por militares como isolante elétrico. Sendo em grande medida responsável pela eficácia de equipamentos eletrônicos. O polietileno juntamente com teflon (que é um polímero sintético, conhecido como politetrafluoretileno) e a gasolina de aviação. Foram inovações que garantiram vantagem competitiva da aviação britânica sobre a alemã, a principal contribuição dada pelos químicos dos Aliados na vitória conseguida na Segunda Guerra Mundial.

Grânulos de Polímero de plástico.
Grânulos de Polímero de plástico.