
Apresento-lhes o grupo Carreta Furacão!
Da mesma forma que existem diferentes tipos de sais minerais, cada um com grande importância para o funcionamento do metabolismo, cada dançarino da Carreta Furacão possui uma característica única e vamos vê-las aqui!
É, para correr e pular assim, sem quebrar nada, é preciso ter muita resistência nos ossos. Aposto que nosso amigo Fofão não têm deficiência de cálcio (Ca) no seu organismo, já que este sal mineral é responsável por formar e dar resistência aos ossos. Além disso, ele atua na contração e no relaxamento muscular (quando é liberado no sarcoplasma, lembra?).
Dançando assim, não há quem aguente a noite inteira. A não ser que você tenha bastante energia! Apresento para vocês o trio energia! Não, não é o Popeye, o Fofão e o Capitão, mas sim o ATP! O ATP é a moeda energética da célula, sendo formado por um trio de fosfatos (ATP = adenosina trifosfato) e adivinha o que o fosfato tem de especial? Ele possui o sal mineral fósforo (P) na sua formação!
Ok, perdoe a piadinha do título do tópico, mas aqui vamos falar do ferro (Fe). Acompanha o raciocínio: O que o ferro tem a ver com uma carreta? Da mesma forma que algumas formas da carreta são feitas de ferro, a hemoglobina tem como seu principal constituinte o ferro! E veja só: carretas (com ferro) transportam os dançarinos do Carreta Furacão, enquanto as hemoglobinas (também com ferro) transportam os gases! Coincidência? Acho que não.
Aqui vemos um movimento solo do Popeye, nada fora do comum, mas você vê o que eu vejo?
Exatamente! Olha só esse papo inchado, indicando um volume da tireoide, causado pelo bócio! Mas o que o bócio tem a ver com sais minerais? Você já sabe né: o iodo (I) é formador dos hormônios tireoideanos, como o T3 (triiodotironina) e T4 (tetraiodotironina).
O Mickey e o Fofão estão sempre com seus passos ensaiados e trabalhando em harmonia. Sabe quais os sais que também trabalham juntos? O sódio (Na) e o potássio (K). E já sei qual foi a primeira coisa que veio na sua cabeça: bomba de sódio e potássio. Isso mesmo, estes dois sais são importantes para a transmissão do impulso nervoso, e também ajudam na fisiologia muscular.
Pois é, acabou a lista, e aposto que, além de muitas coisas sobre sais minerais, você também aprendeu passinhos ótimos pra comemorar quando receber sua nota alta!
Beijos, até a próxima lista, e não tente fazer isso em casa!