A Carreta Furacão te ensina sobre os principais sais minerais pra você dançar na cara do concorrente!

A Carreta Furacão parece apenas ter personagens assustadores divertidos, mas duvido que você imaginou que poderia aprender sais minerais com eles!

Apresento-lhes o grupo Carreta Furacão!

Da mesma forma que existem diferentes tipos de sais minerais, cada um com grande importância para o funcionamento do metabolismo, cada dançarino da Carreta Furacão possui uma característica única e vamos vê-las aqui!

1- Fofão, o Escalador de Paredes

“Meu nome é Fofão. Eu subo paredes o dia todo”
“Meu nome é Fofão. Eu subo paredes o dia todo”

É, para correr e pular assim, sem quebrar nada, é preciso ter muita resistência nos ossos. Aposto que nosso amigo Fofão não têm deficiência de cálcio (Ca) no seu organismo, já que este sal mineral é responsável por formar e dar resistência aos ossos. Além disso, ele atua na contração e no relaxamento muscular (quando é liberado no sarcoplasma, lembra?).

2- Trio Energia

Prontos pra dançar Rihanna: You see me I be work, work, work, work, work, work ♪
Prontos pra dançar Rihanna: You see me I be work, work, work, work, work, work ♪

Dançando assim, não há quem aguente a noite inteira. A não ser que você tenha bastante energia! Apresento para vocês o trio energia! Não, não é o Popeye, o Fofão e o Capitão, mas sim o ATP! O ATP é a moeda energética da célula, sendo formado por um trio de fosfatos (ATP = adenosina trifosfato) e adivinha o que o fosfato tem de especial? Ele possui o sal mineral fósforo (P) na sua formação!

3- Carreta (Fe)liz

Quer forma mais sensual de ser transportado?
Quer forma mais sensual de ser transportado?

Ok, perdoe a piadinha do título do tópico, mas aqui vamos falar do ferro (Fe). Acompanha o raciocínio: O que o ferro tem a ver com uma carreta? Da mesma forma que algumas formas da carreta são feitas de ferro, a hemoglobina tem como seu principal constituinte o ferro! E veja só: carretas (com ferro) transportam os dançarinos do Carreta Furacão, enquanto as hemoglobinas (também com ferro) transportam os gases! Coincidência? Acho que não.

4- Não está Favorável…

A primeira vista, parece tudo certo com o Popeye… será?
A primeira vista, parece tudo certo com o Popeye… será?

Aqui vemos um movimento solo do Popeye, nada fora do comum, mas você vê o que eu vejo?

Exatamente! Olha só esse papo inchado, indicando um volume da tireoide, causado pelo bócio! Mas o que o bócio tem a ver com sais minerais? Você já sabe né: o iodo (I) é formador dos hormônios tireoideanos, como o T3 (triiodotironina) e T4 (tetraiodotironina).

5- Dupla Dinâmica

O Mickey e o Fofão estão sempre com seus passos ensaiados e trabalhando em harmonia. Sabe quais os sais que também trabalham juntos? O sódio (Na) e o potássio (K). E já sei qual foi a primeira coisa que veio na sua cabeça: bomba de sódio e potássio. Isso mesmo, estes dois sais são importantes para a transmissão do impulso nervoso, e também ajudam na fisiologia muscular.

Para quem lembra da bomba de sódio e potássio, olha pro gif, lembra da voz do Oda e canta: “3 sódio fora, 2 potássio dentro.”
Para quem lembra da bomba de sódio e potássio, olha pro gif, lembra da voz do Oda e canta: “3 sódio fora, 2 potássio dentro.”

Pois é, acabou a lista, e aposto que, além de muitas coisas sobre sais minerais, você também aprendeu passinhos ótimos pra comemorar quando receber sua nota alta!

Beijos, até a próxima lista, e não tente fazer isso em casa!

Continue estudando
Post do blog

Tudo sobre Água, Sais Minerais e Carboidratos para seu vestibular!

Aprenda tudo sobre Água, Carboidratos e Sais Minerais para arrasar na sua prova de biologia da escola e do vestibular!
artigo
Post do blog

#SomosTodosÁgua: 4 Funções da Água nos Seres Vivos

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
artigo