6 filmes que irão ajudá-lo a identificar os tipos de artigos e substantivos

Quer mandar bem na sua prova de português? Confira esta lista com 6 filmes que vão te ensinar tudo sobre artigos e substantivos!

1 – O Cara

Sinopse: Após um agente federal ser encontrado morto nas ruas de Detroit, se descobre que ele estava recebendo suborno devido a um crime envolvendo milhões. Após esta descoberta as atenções se voltam para Derrick Vann (Samuel L. Jackson), seu parceiro, que trabalha sob disfarce e tem a fama de não ser muito confiável. Vann recebe um ultimato para recuperar as armas roubadas e encontrar o assassino do policial em 24 horas. É quando entra em sua vida Andy Fidler (Eugene Levy), um vendedor de material odontológico que chegou há pouco tempo na cidade para participar de uma convenção. Confundido com um comprador de armas pelos bandidos, Vann é obrigado a usar Fidler como testa de ferro para que seu plano dê certo.

No nome do filme, “O Cara”, verifica-se o uso do artigo definido antes do substantivo para indicar que Andy Fidler é “o” escolhido”, definindo o personagem como o homem correto para assumir o papel de testa de ferro e não “um” homem qualquer, como anunciaria um artigo indefinido no lugar. Verificamos que poderíamos passar para o plural ou feminino sem perder essa característica, porém, se colocássemos um artigo indefinido, “Um Cara”, seria uma pessoa qualquer, não alguém escolhido para exercer tal função.

2 – Um Homem de Sorte

Sinopse: Em meio a uma batalha em plena Guerra do Iraque, o fuzileiro Logan Thibault (Zac Efron) encontra no chão a foto de uma mulher desconhecida. Ele a guarda e passa cuidá-la como se fosse um talismã, prometendo que, caso sobreviva à guerra, irá encontrá-la. Meses depois, ele retorna aos Estados Unidos e passa a pesquisar onde ela poderia morar a partir de pistas dadas pela própria foto. Ele a encontra em um canil, onde trabalha juntamente com a avó (Blythe Danner) e vive com o filho pequeno (Riley Thomas Stewart). Logan passa a também trabalhar no canil, sem revelar o verdadeiro motivo pelo qual chegou até ele.

Verificamos pelo nome do filme, “Um Homem de Sorte” e pela sinopse que não se trata de uma pessoa específica, foi “um” homem dentre tantos outros em meio à Guerra do Iraque. Ele não foi designado para encontrar a mulher, não foi determinado, eis o motivo do artigo indefinido antes do substantivo “Homem”. Se colocássemos um artigo definido, assim como exemplificado no filme anterior, mudaríamos a ideia de ser um homem qualquer dentre outros.

3 – Uma Linda Mulher

Sinopse: Magnata perdido (Richard Gere) pede ajuda a uma prostituta (Julia Roberts) que “trabalha” no Hollywood Boulevard e acaba contratando-a por uma semana. Neste período ela se transforma em uma elegante jovem para poder acompanhá-lo em seus compromissos sociais, mas os dois começam a se envolver e a relação patrão/empregado se modifica para um relacionamento entre homem e mulher.

Perceba que “mulher” não identifica precisamente a pessoa com quem o magnata conhece e contrata, ela é apenas qualificada como “linda”, mas não é identificada, sendo assim um substantivo comum.

4 – O Resgate do Soldado Ryan

Sinopse: Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

Perceba que o capitão não recebeu a missão de resgatar um soldado qualquer, mas um soldado identificado como Ryan, um nome próprio que especifica qual é o soldado a ser resgatado, o que qualifica o substantivo próprio.

5 – Um Sonho de Liberdade

Sinopse: Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada ao ser condenado por um crime que nunca cometeu, o homicídio de sua esposa e do amante dela. Ele é mandado para uma prisão que é o pesadelo de qualquer detento, a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele irá cumprir a pena perpétua. Andy logo será apresentado a Warden Norton (Bob Gunton), o corrupto e cruel agente penitenciário, que usa a Bíblia como arma de controle e ao Capitão Byron Hadley (Clancy Brown) que trata os internos como animais. Andy faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.

Percebe-se, no nome do filme, que a palavra “Sonho” é um desejo, uma vontade, não sendo possível representá-la em imagem, o que caracteriza o substantivo abstrato.

6 – O Labirinto do Fauno

Sinopse: Espanha, 1944. Oficialmente a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia (Ivana Baquero), de 10 anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen (Adriana Gil). Lá as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes (Maribel Verdú), jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

Verificamos que no título do filme, “O Labirinto do Fauno”, o substantivo “fauno” não tem uma existência verdadeira, é um ser do mundo da fantasia, porém, é possível atribuir-lhe uma imagem, sendo assim um substantivo concreto. Tudo aquilo que possua imagem, existindo fisicamente ou não, é um substantivo concreto. Sendo assim, fada, anjo, Papai Noel e mula-sem-cabeça são tão concretos quanto homem, mulher, prato e criança.

Continue estudando
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Pronomes Demonstrativos e Indefinidos

Recentemente, falamos sobre as classes gramaticais e ensinamos o que são os pronomes. Eles são os responsáveis por acompanhar, substituir ou fazer referência ao nome. Ou seja, são palavras variáveis em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural).
artigo
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Pronomes

Leia o resumo “Classes Gramaticais: Pronomes” e resolva os exercícios abaixo.