5 programas de TV para você nunca mais esquecer os Elementos da Narrativa

É imprescindível que você reconheça estes elementos da narrativa para uma boa análise e interpretação dos textos.

1. Narrador

Sabe o Galvão Bueno? Aquele que todos “adoram” ver narrando o futebol? A narrativa depende dele! Não, não depende do Galvão Bueno, mas do narrador, aquele que narra a história!

Uma dica: Em um filme, qualquer que seja, também existe um narrador! A câmera! É ela quem tira o foco de um, coloca o foco em outro, indica as mudanças de cena etc.

2. Enredo

Duvido se você já não pensou em desfile de escolas de samba! Então, assim como os enredos de escolas de samba, o enredo de uma narrativa é a estrutura desta, ou seja, a trama em que se desenrolam as ações.

Caindo no samba! :)
Caindo no samba! :)

3. Personagens

São aqueles que compõem a narrativa. Se você já viu Chapolin, conseguirá identificar facilmente quem é o protagonista (o mocinho, no caso, é próprio Chapolin), o antagonista (que é o bandido) e os coadjuvantes, que são aqueles que participam da história sem tanta notoriedade.

4. Tempo

Marcação do tempo, data, momento. O tempo pode ser cronológico ou psicológico. Não há quem não marque o tempo para acabar a propaganda político.

5. Espaço

Local onde a narrativa se desenvolve. Podem ocorrer ambiente físico, psicológico ou social. Em Guerra nas Estrelas, o espaço é praticamente o próprio espaço.

Continue estudando
Post do blog

Questão Comentadas: Textos Literários

Leia um resumo sobre As características do Textos Literários e resolva os exercícios a seguir!
artigo