4 fatores do clima que vão te ajudar a organizar a mala perfeita para a sua viagem

Entenda o clima do lugar para onde você vai viajar, faça a mala perfeita e ainda garanta uma nota 10 na sua prova de geografia!

Levanta a mão quem nunca soube muito bem quais roupas levar naquela viagem de fim de semana com a família ou amigos \o/. Casaco ou biquíni, botas ou chinelos, repelente ou protetor solar, são muitas as dúvidas. Nesse momento de indecisão, você acaba levando tudo o que tem no armário ou levando as roupas erradas para o clima do lugar. Nós te entendemos. Pois seus problemas acabaram! Chegou esta lista que vai te ajudar a entender o clima do lugar para onde você vai viajar e assim poder fazer a mala perfeita.

1. Latitude

É tanta mala que até o mascote da família tem que ajudar a carregar
É tanta mala que até o mascote da família tem que ajudar a carregar

Pega aí o mapa e vê em que latitude está o local para onde você vai viajar! Por quê? A latitude está associada à distância de um ponto em relação à Linha do Equador. Este fator climático relaciona-se com os elementos climáticos radiação e temperatura, pois, quanto maior a latitude, ou seja, quanto mais distante um ponto se encontra da Linha do Equador, menor será a radiação recebida e por sua vez menor será a temperatura.

2. Altitude

A viagem é para a serra ou para praia? Apesar de todos saberem que a serra é mais fria do que a praia, a explicação poucos sabem. A altitude refere-se à altura da superfície e relaciona-se com os elementos climáticos pressão, radiação e temperatura. Quanto maior for a altitude de uma região, menor será a pressão. Além disso, é difícil que o calor alcance as áreas de altitude elevada, que ficam mais distantes do solo, pelo fato do calor emitido pelo sol ser absorvido pelo solo e depois irradiado para a atmosfera, mantendo a temperatura amena. A temperatura dessas áreas, portanto, é mais baixa.

3. Correntes Marítimas

Seguraaaa!
Seguraaaa!

Vale saber também quais são as características das correntes marítimas que circulam próximas ao destino da viagem. As correntes marítimas são grandes porções de água que se deslocam nos oceanos pela ação do vento e pelo movimento de rotação da Terra e que se relacionam com a umidade e com a temperatura, pois, dependendo da temperatura delas, se a corrente for quente ou fria, maior ou menor será a evaporação e a umidade do ar, influenciando a temperatura.

4. Vegetação

Se o destino escolhido já foi visitado outras vezes, provavelmente você já observou se há a presença de vegetação ou não. A vegetação relaciona-se sobretudo com os elementos climáticos radiação e umidade, pois, quanto maior for a presença de vegetação em um local, maior será a contenção dos raios solares; por outro lado, quanto menor a presença de vegetação, maior será a absorção dos raios solares. Além disso, a evapotranspiração contribui para o aumento da umidade do ar.

Agora que aprendeu sobre os fatores climáticos e como arrumar a mala perfeita, é só conquistar o 10 e comemorar com uma viagem! 😀

Continue estudando
artigo
Post do blog

Fenômenos climáticos: um resumo para entrar no clima!

Quais são os principais fenômenos climáticos?
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Fatores e Elementos do Clima

Já sabe tudo sobre os Fatores e Elementos do Clima? Confira este mapa mental e fique por dentro de tudinho para mandar bem na sua prova 🙂