4 exemplos de Patrimônio Cultural que vão te deixar craque para a prova do ENEM

Conheça estes exemplos de Patrimônio Cultural e se prepare para o ENEM!

Para o aluno do Descomplica, é importante saber diversos exemplos do patrimônio cultural imaterial brasileiro registrado pelo IPHAN. Isso se deve porque este tipo de conhecimento vem sendo bastante cobrado pelas provas, e geralmente você fica sem saber quais são as categorias de patrimônio imaterial que existem na nossa cultura. Pois é! Existem categorias sim. O patrimônio cultural imaterial brasileiro está dividido em: celebrações culturais, formas de expressão (através da música, dança e por ai vai), lugares e saberes. Veja abaixo 4 exemplos!

1) Círio de Nossa Senhora do Nazaré (Nazaré – PA)

Este é nosso primeiro exemplo de uma categoria do patrimônio cultural imaterial brasileiro: uma celebração. Geralmente, as celebrações são festas e rituais associados à cultura brasileira ou a eventos religiosos. O círio ou culto de Nazaré é um dos maiores eventos religiosos do mundo (chega a reunir 2 milhões de pessoas =O) e o maior evento religioso do Brasil, e ocorre no segundo domingo de Outubro. Ele existe desde o século XVIII e consiste em um percurso de 3,6 Km, levando a imagem de Nossa Senhora da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré.

Parte da procissão dos fiéis
Parte da procissão dos fiéis

2) Jongo do Sudeste

O Jongo do Sudeste é uma forma de expressão afro-brasileira eu chegou ao Brasil trazida pelos escravos africanos. Este ritmo integra uma série de instrumentos de percussão como o tambor caxambu. O jongo também envolve a dança coletiva (chamada de “Dança de umbigada”) e é associado a práticas religiosas. O jongo passou a ser bastante tradicional nos quintais das periferias urbanas, longe dos centros, por serem bastante marginalizados, e também em algumas comunidades rurais do sudeste brasileiro.

Exemplo de como é uma roda de jongo
Exemplo de como é uma roda de jongo

3) Feira de Caruaru (Caruaru – PE)

Os lugares que compõem a nossa terceira categoria do patrimônio cultural imaterial são de diversos momentos da história brasileira. Com o passar do tempo, foram sendo modificados e adaptados aos tempos atuais, porém não perderam a sua originalidade. Um desses lugares é a Feira de Caruaru, que ocorre no Estado de Pernambuco. A Feira de Caruaru é uma importante feira que ocorre ao ar livre localizada na cidade de Caruaru em Pernambuco. Na feira são vendidos produtos das mais variadas, inclusive, é lá que podemos encontrar a uma vasta produção de literatura de cordel.

Na Feira de Caruaru você encontra de tudo! Desde frutas exóticas até rádios antigos.
Na Feira de Caruaru você encontra de tudo! Desde frutas exóticas até rádios antigos.

4) Modo de Fazer Viola-de-Cocho (MT e MS)

Na categoria “saberes” do patrimônio cultural imaterial brasileiro, é preciso destacar a forma prática. Como assim? É o saber, o conhecimento que vai fazer com que essa cultura tome uma forma material. É o que chamamos de “saber fazer”. Assim é com a Viola-de-Cocho, um instrumento tipicamente utilizado pela população rural dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A viola é confeccionada em tronco de madeira, esculpido no formato de uma viola da mesma maneira como se faz um cocho, aquele objeto onde se coloca a comida de animais do campo.

Pantaneiro” tocando uma Viola-de-Cocho
Pantaneiro” tocando uma Viola-de-Cocho

Você consegue pensar em mais quatro exemplos de patrimônio cultural? Conte para a gente aqui nos comentários! 😀

Continue a estudar esse assunto aqui no blog: tem um resumo e questões comentadas para você ficar craque nessa matéria! 🙂

Continue estudando
artigo
Post do blog

O que é cultura material e imaterial?

Descubra tudo sobre Cultura Material e Cultura Imaterial e fique pronto para arrasar na sua prova de história da escola e do vestibular!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Cultura Material e Imaterial

Leia o resumo O que é cultura material e imaterial? e resolva os exercícios abaixo.