3 tópicos pra provar que o Movimento Circular está em todo lugar

Não fique andando em círculos! O Movimento Circular está em todo lugar e toda a prova de que você precisa está nesta lista que vai salvar sua prova!

Quando alguém fala que o outro está andando em círculos, geralmente não é uma coisa muito boa. Mas será que andar em círculos é sempre ruim? Vamos analisar umas situações e me diga você.

Translação da Terra

Apesar da Terra realizar uma trajetória elíptica ao redor do Sol, nas questões de Movimento Circular você poderá aproximar essa trajetória por uma circunferência. Agora, imagina se esse movimento não existisse e a Terra não andasse em círculos. As estações do ano não existiriam e muitas frutas e gostosas não teriam as condições necessárias pra serem cultivadas. Ou pior, imagina um verão de 40° todos os dias ou todos os dias de inverno. Seria, no mínimo, chato. Mas que bom que existe a translação da terra, cujo período T é de 365 dias e 6 horas.

Imagina todo dia sendo verão. Todo dia inverno seria complicado também.
Imagina todo dia sendo verão. Todo dia inverno seria complicado também.

Rotação da Terra

Mais um exemplo da Terra? Sim, por que não? A rotação da Terra é importante pra formação do dia e da noite, por exemplo. E nós que estamos na superfície da Terra, estamos basicamente andando em círculos se comparados ao eixo de rotação da Terra. Podemos dizer que estamos a uma velocidade angular ω = 2πR/T = 2 x 3,14 x 6371 / 24 = 1667 km/h a todo instante.

Andando de Bike

Ok, eu sei que de bicicleta você pode andar em linha reta. Mas a questão é que o movimento circular também está muito presente nela e é importante pra sua vida. Não anda de bicicleta? Você está querendo me complicar, já entendi. Bom, alguma roda ou motor qualquer irá girar e será importante pra sua vida. Melhor assim? Ok.

Voltando à bicicleta. Conforme você está pedalando, realiza um movimento de rotação no pedal que é transmitido para a roda traseira e move a bicicleta para frente. A transmissão do movimento circular é  feita de 2 duas formas: pela extremidade ou pelo centro. Quando feita pela extremidade, a velocidade linear (ou da extremidade) é conservada. Quando feita pelo centro, a velocidade angular é conservada. Na bicicleta, a transmissão pela extremidade é feita pela corrente e a transmissão pelo centro é entre a catraca e a roda.

Na bicicleta estão presentes os dois modos de transmissão de movimento
Na bicicleta estão presentes os dois modos de transmissão de movimento

Gostou da lista? Quer dar uma revidada nos conceitos de Movimento Circular? Clique aqui e veja as vídeo-aulas mais legais da Internet!

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Exercícios de Movimento Uniforme

Vamos fazer exercícios de movimento uniforme?
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Velocidade Média

Leia um resumo sobre Velocidade Média e responda as questões de vestibulares abaixo!

artigo