3 tipos de questão sobre Grandes Navegações que podem aparecer no seu vestibular

Você sabe que [Expansão Marítima e Grandes Navegações] são assuntos que caem no vestibular. Para facilitar a sua vida, a gente separou três questões que abordam essa matéria de maneiras diferentes e que já caíram no vestibular. Confira!

Ok, nem tão diferentes assim.
Ok, nem tão diferentes assim.

1) Questão sobre as causas das Grandes Navegações

No decorrer do século XV, os estados europeus que desejassem comercializar  especiarias (produtos orientais de extremo valor na Europa), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio destes produtos devido as rotas comerciais no mar Mediterrâneo. Os impostos cobrados pelos italianos eram altíssimos, o que dificultava o acúmulo de capital por parte dos Estados recém-centralizados. Além disso a burguesia e a nobreza estavam interessadas em procurar metais preciosos, uma das principais características do mercantilismo.

2) As consequências das navegações marítimas

É importante assinalar o efeito globalizante como consequência das Grandes Navegações. Até então as rotas comerciais se fixavam na Europa, pelo Mediterrâneo. Com o surgimento de novas rotas, áreas até então não exploradas como África e as Américas foram sendo descobertas e se uniram ao Velho Mundo por laços coloniais. A transferência do eixo comercial para o Oceano Atlântico fez com que as nações mercantilistas travassem batalhas territoriais, principalmente por tratados. O que se assistiu naquele período foi a queda das cidades renascentistas italianas e o fortalecimento dos Estados ibéricos.

3) As navegações portuguesas

O Estado português foi pioneiro nas grandes navegações por ter se centralizado precocemente na Revolução de Avis. Isso permitiu um fortalecimento econômico da burguesia que conseguiu financiar o projeto, mesmo que isso representasse gastos altíssimos. Devemos destacar também o posicionamento geográfico de Portugal e também o conhecimento de técnicas de navegação bem avançadas. A atuação da Igreja católica no processo de catequização acelerou a conquista nos novos territórios.

Curtiu? Tem mais dúvidas sobre Grandes Navegações? Deixe nos comentários sugestões para a gente te ajudar 🙂

Continue estudando
Post do blog

Mapa Mental: América Portuguesa e Espanhola

Quer saber mais sobre América Portuguesa e Espanhola? Este mapa mental vai salvar sua prova de história na escola e no vestibular!
artigo
Post do blog

Semeadores e ladrilhadores? Entenda como ocorreu a colonização da América!

Tá chegando aquela prova de história? Então venha entender como a colonização da América aconteceu e se prepare para gabaritar!
artigo