3 situações em que o Teorema de Arquimedes está presente

Opa, mais uma lista pra mostrar como que a Física pode aparecer na sua vida. Dessa vez o assunto é o Teorema de Arquimedes ou Empuxo, para os íntimos.

O empuxo nada mais é do que uma força que aparece quando um corpo está interagindo com algum fluido em equilibro (nas provas geralmente são líquidos). Ele é igual ao peso do fluido deslocado e tem a fórmula E=dVg, onde d é a densidade do fluido, V é o volume de fluido deslocado e g é a aceleração da gravidade local.

Alguns dizem que Arquimedes pensou sobre o Empuxo enquanto estava no banho
Alguns dizem que Arquimedes pensou sobre o Empuxo enquanto estava no banho

1. Bóia / colchão inflável

Aposto que quando você está na praia ou na piscina você fica pensando na Física por trás daquele colchão, né? Então, aquele colchão praticamente não tem massa (é bem leve) e tem um volume bem grande que, quando somados ]á sua massa e seu volume, fazem com que você acaba boiando. Pensa assim: quando você está fora da boia, o sistema analisado é apenas você. Seu peso deverá ser igual ao empuxo. E, quando você afunda, quer dizer que estava com uma densidade maior que a da água. Quando você está em cima da boia, o sistema passa a ser você + boia. Como o volume da boia é grande e a massa bem pequena, o sistema acaba tendo densidade menor que a da água e você boia! Legal, não?

Ah! E essas férias que nunca chegam hein…
Ah! E essas férias que nunca chegam hein…

2. Iceberg

Tudo bem, a proposta da lista é trazer coisas do seu cotidiano e você não vai ver um iceberg na rua. Mas caso você queria ver aquele filme do barco que afundou, com aquele ator que finalmente ganhou um Oscar, sabe? Então, caso aconteça isso, você estará preparado.
O gelo é ligeiramente menos denso do que a água, fazendo com que somente parte do gelo fique para fora do mar. Em geral, a ponta do iceberg que fica para fora é apenas 10% dele. Isso quer dizer que o gelo do iceberg é 10% menos denso do que a água que ele está. Sim, a relação é de proporcionalidade direta mesmo. Se um corpo estivesse 50% para fora da água, esse corpo seria 50% menos denso que a água.

Tem um filme assim que não consigo me recordar o nome…
Tem um filme assim que não consigo me recordar o nome…

3. Balão de ar quente

Sabe aqueles balões de ar quente? Aqueles que aparece na televisão ou daqueles de festa junina mesmo. Então, as moléculas de ar que estão dentro do balão estão mais espaçadas do que as de fora (por estar mais quente do lado de dentro), mas a massa delas ainda é a mesma. O que acontece? A densidade do ar dentro do balão fica menor do que a densidade fora do balão, fazendo com que ele suba.

Teria coragem de fazer um slackline entre balões?
Teria coragem de fazer um slackline entre balões?

E aí, que outros exemplos você consegue pensar pra usar seus conhecimentos sobre o Empuxo? Quer dar uma revisada nos conceitos? Clique aqui e veja as vídeo aulas mais legais da Internet!

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Teorema de Arquimedes

Leia o resumo “O que é o Teorema de Arquimedes?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Questões comentadas: Hidrostática

Leia o resumo “O que é Hidrostática?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo