3 principais características da pirâmide etária brasileira

Descubra quais são as principais características da pirâmide etária brasileira e se prepare para arrasar na sua prova de geografia!

Que a população brasileira é composta por um mosaico de diversidades, diferentes raças/cores, sexos, idades, características socioeconômicas e outras características, todos nós sabemos, mas quais são as características predominantes no Brasil e evidenciadas na atual pirâmide demográfica? Vem ver!

Os gráficos de pirâmide etária apresentam informações sobre sexo (Masculino e Feminino) e idade (jovens, adultos e idosos) e possibilitam que outras informações sobre o número de habitantes e sua distribuição sejam analisadas. Neste sentido, essa lista mostra a predominância destes aspectos no caso do Brasil.

1) População predominantemente feminina

A maior parte da população brasileira é composta por pessoas do sexo feminino, representando, segundo o censo de 2010 do IBGE, 97 milhões de pessoas, enquanto as do sexo masculino são 93 milhões de pessoas. Mas isso não quer dizer que nascem mais mulheres do que homens. Na verdade, o que ocorre é que os homens estão mais sujeitos à mortalidade, por exemplo, por conta da violência.

2) População predominantemente adulta

A outra característica da atual pirâmide demográfica brasileira é a sua população adulta. Este aspecto deve-se ao fato do Brasil se encontrar em uma fase de transição demográfica entre uma pirâmide de base larga e topo estreito para uma pirâmide de base estreita e topo largo. A longo prazo, esta tendência de queda da população jovem e crescimento da população idosa pode levar à algumas consequências como uma crise previdenciária.

3) Queda da população jovem

Na pirâmide etária brasileira é possível perceber que o número de jovens está diminuindo se for comparado com os anos anteriores. Isso acontece porque os jovens dos anos anteriores cresceram e se tornaram adultos. Mas, o número de nascimentos vem caindo, ou seja, a taxa de natalidade está em queda, devido à diversos fatores, dentre os quais: a escolarização feminina, o aumento da inserção da mulher no mercado de trabalho, a ampliação do uso de contraceptivos e outros.

Agora que você já sabe que a população brasileira é predominantemente feminina e adulta, e que a natalidade está em queda é só arrasar nas provas!

Continue estudando
Post do blog

Geografia Populacional – País populoso e País povoado

Olá, meus nerds queridos!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Migrações mundiais

Leia o resumo “O que caracteriza as migrações mundiais?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo