3 maneiras como um passeio no shopping pode te ensinar Função Afim

Quer passear no shopping, mas precisa estudar matemática? A gente te mostra como você pode aprender Função Afim indo às compras!

Quem não gosta de ir ao shopping nos seus fins de semana? O que um dia de chuva pede mais do que um cineminha? O que um domingo sem graça pede mais do que um almoço no shopping com sua família? Mas você sabia que até nesses momentos você pode estar se preparando para o vestibular? Como? Vamos ver agora!

Sua mãe quando entra numa loja de roupas!
Sua mãe quando entra numa loja de roupas!

1) Corrida de Táxi

Comecemos pela sua ida ao shopping. Você sai da sua casa, dia de sol, daí você decide pegar um táxi. Você sabia que dentro do táxi você encontra uma função afim? Lembrando que uma função afim tem lei escrita na forma f(x) = ax + b, em que a e b são números reais e a é diferente de zero.

Quando você entra no táxi, você já paga um valor fixo “b” e a cada quilômetro “x” percorrido, você paga um valor “a“. Assim, formamos uma lei V(x) = b + ax, em que V(x) é o valor em reais do quanto você vai pagar.

Sua ansiedade para as compras
Sua ansiedade para as compras

2) Comprando a prazo

Uma das melhores coisas é comprar, certo? E quando você vai ao shopping e entra naquela loja de eletrônicos, mas não tem como pagar aquela dinheirama? =( Até que te oferecem um parcelamento de “n” vezes sem juros e você nem pensa duas vezes! Você sabia que aí se aplica o conceito da taxa de variação de uma função afim?

A taxa de variação de uma função afim é o coeficiente “a” da lei f(x) = ax + b. A taxa de variação é quanto uma função afim sempre aumenta ou diminui constantemente a cada variação de x.

Assim, quando você parcela sem juros, você dá uma entrada fixa e a cada mês que passa você paga um valor também fixo de “a” reais, todo mês. Perceba:

Vamos supor a função F(x) = 2x + 1:

F(1) = 2 . 1 + 1 = 3

F(2) = 2 . 2 + 1 = 5

F(3) = 2 . 3 + 1 = 7

Conseguem perceber que, conforme eu vario o valor de x, a diferença é sempre “2”? E assim percebemos, também, que “2” também é o coeficiente “a” da função, logo, ele é a taxa de variação dessa função.

3) Vendedor de Loja

E quando você entra numa loja de roupa e aqueles vendedores quase se matam para atendê-lo antes? Mas você sabe como algumas lojas pagam um vendedor? Cada vendedor ganha um salário fixo e a cada peça de roupa vendida ganha uma comissão, por isso todos querem vender mais e mais. Mas você reparou que o salário desse vendedor é uma função afim?

Considerando que um vendedor ganha um valor fixo de 800 reais e 10 reais a cada roupa que ele vende, conseguimos montar a função F(x) = 10x + 800. Percebemos que “800” é o coeficiente “b”, a esse coeficiente damos o nome de coeficiente linear, que é o coeficiente constante que determina a posição do gráfico de uma função afim.

todo vendedor sonha como uma dessas em sua loja
todo vendedor sonha como uma dessas em sua loja

Agora, toda vez que vocês forem ao shopping, tenho certeza que lembrarão dos conceitos de uma função afim. A matemática está em todo lugar, basta você querer vê-la 😉

Continue estudando
Post do blog

Exercícios Resolvidos: Geometria Analítica, Plano Cartesiano, Distância e Reta

Criada por René Descartes (15961650), a Geometria Analítica tem o intuito de relacionar a álgebra com a Geometria a fim de possibilitar um estudo mais profundo de objetos geométricos.
artigo
Post do blog

O que é Função Quadrática?

Descubra o que é função quadrática com um resumo que vai te desvendar todos os conceitos sobre o tema! Prepare-se para o ENEM e vestibulares!
artigo