3 fatos do seu dia-a-dia em que você se depara com Plano Inclinado e Atrito!

Você já fez tantas questões de vestibular com atrito no plano inclinado que está pensando que seria melhor não existir atrito no mundo? E se realmente não existisse atrito nos planos inclinados da vida? Separamos alguns exemplos só pra você!

“Sim, só para você, aluno do Descomplica”.
“Sim, só para você, aluno do Descomplica”.

 1. Andando

O simples ato de andar seria extinto caso o atrito desaparecesse do mundo de uma hora para outra. Quando andamos, podemos dizer que estamos “empurramos o chão para trás” e, como reação, ele nos empurra para frente. Apesar de estarmos nos movendo para frente, o atrito também fica apontado para frente, pois a força de atrito é contrária à TENDÊNCIA de movimento. Ou seja, sem atrito, não andaríamos.
“Opa, cai não hein…”
“Opa, cai não hein…”

 2. Carro subindo ladeira

Já tirou sua carteira de habilitação? Não? Então, assim que você entrar na autoescola vai perceber que um dos maiores medos é passar por uma ladeira. Realmente é uma grande responsabilidade! Imagine um carro de 1500kg numa ladeira com inclinação de 30°. Considere também que o coeficiente de atrito estático seja 0,6 e a gravidade local igual a 10m/s². Decompondo o peso e utilizando a relação Fat= μN, conseguimos calcular a força de atrito necessária para manter o carro parado, que seriam quase 7800N! Meu Deus!

“Por menor que seja a inclinação, ele não ficará parado”.
“Por menor que seja a inclinação, ele não ficará parado”.

 3. Beber um copo d’água

Tentar segurar um copo com o pé da mesma forma que o seguramos com a mão realmente não é uma tarefa fácil. Muitos animais não conseguem fazer certas coisas por não terem polegares opositores, como nós temos nas mãos. Agora, mesmo com os polegares opositores, sem o atrito não conseguiríamos segurar um simples copo com água. Seria uma tarefa parecida com a de segurar um sabonete muito liso, só que mais difícil. A força de atrito é definida pela relação Fat= μN, onde N é a normal (ou força de contato perpendicular à superfície) e μ é o coeficiente de atrito. Caso não existisse atrito no mundo, isso quer dizer que não importa o quão grande fosse a normal N, o μ sendo igual a zero, a força de atrito é zero, ninguém seguraria nada 🙂

“Sem atrito, nem jogador de basquete consegue segurar a garrafa assim”
“Sem atrito, nem jogador de basquete consegue segurar a garrafa assim”
Continue estudando
Post do blog

Quais São as Leis de Newton e Como São Aplicadas?

Um tema super presentes nas provas são as Leis de Newton, elas são princípios fundamentais da Dinâmica. Portanto, se você deseja passar no ENEM ou em outros vestibulares, precisa ter uma compreensão completa sobre tal assunto.
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Força de Atrito e Plano Inclinado

Leia o resumo “O que é força de atrito e como ela age no plano inclinado?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo