3 exemplos de Dilatação que você vê o tempo todo na sua vida

Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Competência relacionada:

C5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.

Habilidade relacionada:

H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Dilatação é um assunto que costuma sempre aparecer no Enem e em outras provas de vestibulares. É por esse motivo que fizemos essa lista, especialmente pra você que quer ver como esse assunto costuma aparecer no dia a dia.

Vem comigo, aluno!
Vem comigo, aluno!

1 – Portas

Já teve a sensação da sua porta estar empenada e rangendo na hora de abrir? Talvez tenha sido no verão, certo? Então, considerando que a espessura da porta seja bem menor do que as outras dimensões dela, podemos considerar como uma dilatação superficial (dilatação em 2 dimensões). Mas, por que a porta não estaria dilatando igualmente e por que ela fica empenada? Bom, aí já seria uma característica da porta. O material dela provavelmente não é homogêneo e a porta acaba sofrendo o mesmo tipo de dilatação das lâminas bimetálicas.

Isso é só um efeito da imagem, não é a porta se dilatando…
Isso é só um efeito da imagem, não é a porta se dilatando…

2 – Termômetro

Assim que damos o primeiro espirro, logo vem nossa mãe com um termômetro pra medir nossa temperatura através da troca de calo entre nosso corpo e o termômetro. Mas calma aí, essa lista é de dilatação, não é? Por que estou falando sobre trocas de calor? Vou explicar. A variação de temperatura no termômetro é diretamente proporcional à dilatação que o mercúrio dentro dele irá sofrer. E por que mercúrio? Bom, o mercúrio tem um alto coeficiente de dilatação, o que favorece a dilatação dentro do tubo capilar.

3 – Posto de combustível

Já pensou nos motivos de todos os reservatórios de combustível dos postos serem subterrâneos? Você pode até dizer que seria pra economizar espaço, não chamar muita atenção e tudo mais. Realmente são argumentos válidos. Mas, outro motivo muito abordado nas provas de vestibular, é o da dilatação que o combustível sofre. O volume de combustível guardado no reservatório é muito grande e para a dilatação isso é um fator primordial. Veja bem, a equação da dilatação volumétrica é ΔV=(V0)(γ)(ΔT), onde (V0) é o volume inicial. Isto é, quanto maior o volume inicial do material que irá dilatar, maior será a dilatação. Outra coisa, a combustão é feita pela relação da massa de comburente. Ou seja, não adianta você comprar um volume muito grande de gasolina se a massa não irá ser alterada. Caso o reservatório de combustível do posto fosse externo, a gasolina iria se dilatar e você pagaria o mesmo valor, independente da massa de gasolina que foi comprada.

IMPORTANTE: numa dilatação, ocorre apenas variação nas dimensões do material e não da massa.

A noite, quando a temperatura está mais baixa, que seria o melhor horário pra abastecer o carro
A noite, quando a temperatura está mais baixa, que seria o melhor horário pra abastecer o carro

Quer dar uma revisada nos conceitos de Dilatação? Clique aqui e veja as vídeo aulas mais legais da internet.

Continue estudando
Post do blog

Como ocorre a dilatação dos sólidos?

Física não precisa ser difícil! Confira aqui um resumo completo sobre Dilatação dos Sólidos e se prepare para gabaritar sua prova!
artigo
Post do blog

Questão comentada: Como ocorre a dilatação dos sólidos?

1. (UNESP-SP) A lâmina bimetálica da figura abaixo é feita de cobre (α= 1,4.10-5 ºC-1) e de alumínio (α = 2,4.10-5 ºC-1). Uma das partes não pode deslizar sobre a outra e o sistema está engastado numa parede.
artigo