
Área(s) de Conhecimento do ENEM: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competência relacionada:
C5 – Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos.
Habilidade relacionada:
H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
Dilatação é um assunto que costuma sempre aparecer no Enem e em outras provas de vestibulares. É por esse motivo que fizemos essa lista, especialmente pra você que quer ver como esse assunto costuma aparecer no dia a dia.
Já teve a sensação da sua porta estar empenada e rangendo na hora de abrir? Talvez tenha sido no verão, certo? Então, considerando que a espessura da porta seja bem menor do que as outras dimensões dela, podemos considerar como uma dilatação superficial (dilatação em 2 dimensões). Mas, por que a porta não estaria dilatando igualmente e por que ela fica empenada? Bom, aí já seria uma característica da porta. O material dela provavelmente não é homogêneo e a porta acaba sofrendo o mesmo tipo de dilatação das lâminas bimetálicas.
Assim que damos o primeiro espirro, logo vem nossa mãe com um termômetro pra medir nossa temperatura através da troca de calo entre nosso corpo e o termômetro. Mas calma aí, essa lista é de dilatação, não é? Por que estou falando sobre trocas de calor? Vou explicar. A variação de temperatura no termômetro é diretamente proporcional à dilatação que o mercúrio dentro dele irá sofrer. E por que mercúrio? Bom, o mercúrio tem um alto coeficiente de dilatação, o que favorece a dilatação dentro do tubo capilar.
Já pensou nos motivos de todos os reservatórios de combustível dos postos serem subterrâneos? Você pode até dizer que seria pra economizar espaço, não chamar muita atenção e tudo mais. Realmente são argumentos válidos. Mas, outro motivo muito abordado nas provas de vestibular, é o da dilatação que o combustível sofre. O volume de combustível guardado no reservatório é muito grande e para a dilatação isso é um fator primordial. Veja bem, a equação da dilatação volumétrica é ΔV=(V0)(γ)(ΔT), onde (V0) é o volume inicial. Isto é, quanto maior o volume inicial do material que irá dilatar, maior será a dilatação. Outra coisa, a combustão é feita pela relação da massa de comburente. Ou seja, não adianta você comprar um volume muito grande de gasolina se a massa não irá ser alterada. Caso o reservatório de combustível do posto fosse externo, a gasolina iria se dilatar e você pagaria o mesmo valor, independente da massa de gasolina que foi comprada.
IMPORTANTE: numa dilatação, ocorre apenas variação nas dimensões do material e não da massa.
Quer dar uma revisada nos conceitos de Dilatação? Clique aqui e veja as vídeo aulas mais legais da internet.