3 características de países emergentes que você precisa conhecer

Conheça estas três características e influências dos países emergentes e se prepare para mandar muito bem na sua prova de geografia!

Hoje você vai aprender importantes características sobre as economias emergentes e como elas ganharam espaço na economia global. Preparados?

1) Nova configuração internacional

Os países emergentes têm a característica de fazer alianças com outros países em desenvolvimento. Perde-se a necessidade de somente manter relações comerciais com os países centrais (por exemplo, EUA) e cria-se uma nova configuração internacional no cenário econômico. Paralelamente, com a queda de países ricos, os emergentes ganham destaque economicamente.

2) Siglas

Com o sucesso dos BRIC’S a utilização de siglas ficou comum. Segundo pesquisas, a utilização de siglas produz sucesso no cenário econômico, principalmente ajudando a vender investimento. Atualmente, além dos BRICS, temos os CARBS, CIVITES, EAGLES, CEMENT, dentre outros. Importante lembrar que os BRICS não são os únicos países emergentes no cenário econômico.

3) Industrialização

Mais uma característica desses países é a sua industrialização tardia, oriunda da migração das multinacionais de países centrais para países subdesenvolvidos, devido ao menor preço do solo e de mão de obra. Além de baratear os custos de produção, gera emprego e desenvolvimento para os países emergentes.

E aí? Já aprendeu tudo sobre os países emergentes? Deixe um comentário e arrase na sua prova! 😉

Continue estudando
Post do blog

Questões Comentadas: Neoliberalismo

Leia o resumo “O que é Neoliberalismo?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Globalização

Leia o resumo “O que é  Globalização?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo