
Hoje você vai aprender importantes características sobre as economias emergentes e como elas ganharam espaço na economia global. Preparados?
Os países emergentes têm a característica de fazer alianças com outros países em desenvolvimento. Perde-se a necessidade de somente manter relações comerciais com os países centrais (por exemplo, EUA) e cria-se uma nova configuração internacional no cenário econômico. Paralelamente, com a queda de países ricos, os emergentes ganham destaque economicamente.
Com o sucesso dos BRIC’S a utilização de siglas ficou comum. Segundo pesquisas, a utilização de siglas produz sucesso no cenário econômico, principalmente ajudando a vender investimento. Atualmente, além dos BRICS, temos os CARBS, CIVITES, EAGLES, CEMENT, dentre outros. Importante lembrar que os BRICS não são os únicos países emergentes no cenário econômico.
Mais uma característica desses países é a sua industrialização tardia, oriunda da migração das multinacionais de países centrais para países subdesenvolvidos, devido ao menor preço do solo e de mão de obra. Além de baratear os custos de produção, gera emprego e desenvolvimento para os países emergentes.
E aí? Já aprendeu tudo sobre os países emergentes? Deixe um comentário e arrase na sua prova! 😉