3 características da Segunda Revolução Industrial representadas em clipes de música pop!

Aprenda três importantes características da Segunda Revolução Industrial para o seu vestibular com a ajuda de três divas do pop!

O desenvolvimento do liberalismo ao longo do século XIX foi um dos principais fatores que permitiram a eclosão da Segunda Revolução Industrial (ou Segunda Fase da Revolução Industrial). Você sabe quais foram as principais características desse período? Não?! Te ajudaremos a descobrir com o apoio de três clipes de divas do pop!

1.  Invenções

A Segunda Revolução Industrial apresentou importantes mudanças em relação à Primeira, como a substituição da principal fonte de energia do carvão mineral para a eletricidade e o petróleo. Mas, além disso, foi responsável por inúmeras invenções que facilitam nossa vida até hoje, como a lâmpada, o automóvel e o telefone, que teve um lugarzinho especial no clipe Telephone de Lady Gaga e Beyoncé.

2. Capitalismo Monopolista

Nessa nova fase da Revolução Industrial, houve a passagem do capitalismo industrial para o capitalismo monopolista. Ou seja, a livre concorrência predominante na Primeira Revolução Industrial foi reprimida pelos grandes monopólios, que acabavam impossibilitando o desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Nesse período começaram a surgir grandes conglomerados econômicos a partir de trustes, holdings e cartéis. Agora ninguém mais entrava na guerra sozinho, assim como Taylor Swift que se reuniu com as suas amigas para lutar contra sua arquiinimiga Selena Gomes no clipe Bad Blood.

  1. ### Imperialismo

Uma das principais consequências da Segunda Revolução Industrial foi o imperialismo, realizado principalmente nos continentes asiático e africano. Diante do grande crescimento econômico gerado pela Revolução Industrial, a solução foi a expansão e investimento em outras regiões, juntamente com a busca de matérias-primas e mão de obra barata, visando aumentar cada vez mais os lucros. No entanto, a atuação de potências europeias foi extremamente dolorosa para populações africanas e asiáticas, como a atuação do rei Leopoldo da Bélgica, na região do Congo. A diva Rihanna, em seu clipe B*tch, better have my money, imersa em um atmosfera violenta em busca de dinheiro, assim como houve durante o imperialismo ocasionado pela Segunda Revolução Industrial.

Continue estudando
artigo
Post do blog

A fase superior do Capitalismo: 2ª Revolução Industrial e Imperialismo

A Segunda Revolução Industrial e o Imperialismo foram importantes episódios iniciados em fins do século XIX e que geraram consequência que abalaram o século XX. Nesse resumo entenderemos os dois fenômenos, as relações estabelecidas entre os dois e seus desdobramentos.
artigo
Post do blog

Mapa Mental: Segunda Revolução Industrial e Imperialismo

Quer saber mais sobre Segunda Revolução Industrial e Imperialismo? A gente te explica com esse mapa mental!